
Prefeitura de Palmas leva pauta da proteção animal para 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília
Pela primeira vez, o tema da causa animal integra as discussões da etapa nacional do evento
A Prefeitura de Palmas está representada na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), realizada em Brasília, de 6 a 9 de maio. O diretor de Combate aos Maus-Tratos da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebem), Auriman Cavalcante Rodrigues, participou como delegado nato por fazer parte da Comissão Organizadora da etapa estadual, representando Palmas. É a primeira vez que a pauta da proteção animal integra as discussões da etapa nacional.
Durante a abertura, realizada na segunda-feira, 6, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, destacou o compromisso do Brasil com a redução das emissões de gases de efeito estufa e mencionou a preparação para a COP 30, evento que ocorrerá em novembro, em Belém (PA). A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que o evento fortalece a participação social na formulação de políticas públicas e ressaltou a diversidade dos participantes. Segundo ela, 56% dos delegados são mulheres e 64% se autodeclaram pessoas pretas; um terço é composto por representantes de povos indígenas e comunidades tradicionais.
No encontro, Auriman Cavalcante aproveitou a presença da diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente, Vanessa Negrini, para convidá-la a participar do evento de atendimento em massa promovido pela Sebem em Palmas, nos dias 17 e 18 de maio. A ação prevê a realização de cerca de 1.000 atendimentos, incluindo vacinação, testagem, microchipagem e outros serviços voltados à saúde animal.
“Em Palmas, entendemos que proteger o meio ambiente é também proteger a vida animal. Estamos comprometidos com políticas que unam sustentabilidade, bem-estar animal e preservação dos nossos ecossistemas. Representar o município de Palmas e o Tocantins é uma honra”, destacou Auriman Rodrigues.
A diretora Vanessa Negrini falou da importância da pauta da causa animal nas discussões do evento. “A inclusão dos animais nas políticas ambientais é um passo importante no enfrentamento às mudanças climáticas”, afirmou.
A Conferência
A conferência é promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com correalização da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) e da Universidade de Brasília (UnB). Após 11 anos desde a última edição, o evento reúne, na capital federal, cerca de 3 mil participantes de todo o País para debater a emergência climática e os caminhos para a transformação ecológica no Brasil.
Texto: Fernanda Leme
Edição: Iara Cruz