
Prefeitura de Palmas participa de encontro interinstitucional com Fiocruz e UFT para fortalecer cooperação em saúde
Evento visa à integração científica e à construção de políticas públicas para o aprimoramento da Atenção Primária na Capital
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), participou, nesta terça-feira, 25, do encontro interinstitucional promovido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz de Brasília (Fiocruz-Brasília) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), reunindo profissionais e gestores públicos para aprimoramento da Atenção Primária em Palmas, por meio de articulação e cooperação nas áreas de ciências, saúde, participação social e desenvolvimento regional.
No evento, a secretária municipal de Saúde da Capital, Dhieine Caminski, destacou a importância da articulação entre Prefeitura, Estado, universidade e ciência para o avanço do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nós estamos à disposição para trabalhar e construir políticas públicas, pois, se não tivermos esse elo entre a ciência, saúde, cooperação e participação popular, nós não teremos o desenvolvimento do SUS, que nasce de uma demanda da população, da necessidade por um direito primordial e básico que é a saúde”, disse.
O assessor da Fiocruz Dr. Neilton Oliveira reforçou que a ideia é discutir uma ação concreta e imediata de expansão e qualificação primária de saúde na Capital. “Palmas será vitrine para outras cidades do Estado com um plano de trabalho elaborado, a partir das prioridades locais. Por isso, estamos aqui com representantes de diferentes instituições e municípios para gerar não só projetos, mas articulações fundamentais para ampliar a participação comunitária e melhorar a qualidade de vida”, afirmou.
Pesquisa e projetos
Ainda no encontro, a reitora da UFT, Maria Santana, ressaltou a participação da universidade com pesquisa e projetos de extensão para a saúde pública e a construção do Hospital Municipal Universitário (HMU) de Palmas. “É um hospital que vai sair com a parceria e o trabalho do governo federal, estadual, municipal e visa atender à população como porta aberta. Ainda dia 30 deste mês terá início a licitação para a construção”, finalizou.
Texto: Gabriela Letrari
Edição: Iara Cruz


