
Prefeitura de Palmas participa de Oficina para Criação de Novos Programas de Residência em Saúde em Brasília
Iniciativa busca ampliar a formação de profissionais da saúde e fortalecer o SUS por meio de educação permanente
A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), esteve presente na Oficina de Apoio à Criação de Novos Programas de Residência em Saúde. O evento ocorre em Brasília (DF), promovido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, desde a terça-feira, 22, se encerrando nesta quarta-feira, 23, nos dias 22 e 23 de julho.
A oficina teve como objetivo oferecer suporte técnico e pedagógico para a criação e gestão de Programas de Residência Médica e Multiprofissional. Voltada a 202 instituições públicas e privadas selecionadas pelo Edital nº 05/2025, a ação visa fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e apoiar a elaboração de projetos pedagógicos que formem profissionais qualificados para o sistema público de saúde.
A coordenadora pedagógica do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde da Fesp, Karolyne Botelho, destacou a importância de participar da oficina. “A oficina foi uma oportunidade para aprimorar a formação técnica e pedagógica no SUS, auxiliar na criação de Projetos Político-Pedagógicos alinhados às necessidades dos territórios e fortalecer os Programas de Residência em Saúde por meio da troca de experiências.”
O presidente da Fesp, André Cavalari, destacou a importância da oficina. “A participação da Fesp na oficina do Ministério da Saúde reforça nosso compromisso em qualificar continuamente nosso corpo técnico e melhorar a formação dos profissionais que buscam os programas de residência”, afirmou. Segundo o presidente, a Fesp pretende ampliar seus programas de residência no próximo ano oferecendo novas modalidades de formação.
Texto: Daniel Reis – estagiário sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
Edição: Juliana Matos