
Prefeitura de Palmas planeja caminhos para a Sustentabilidade
Seminário Iniciativa Cidades Sustentáveis apresenta diagnóstico da Capital.
Os caminhos para que Palmas se torne uma cidade sustentável estão em discussão nesta quarta-feira, 26, até a sexta-feira, 28, no Seminário Validação do Programa Iniciativa Cidades Sustentáveis (Ices). O evento coordenado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) acontece nesta quarta-feira, no auditório da Justiça Federal, e nos demais dias no Instituto de Previdência de Palmas (PreviPalmas).
O Seminário é resultado da adesão de Palmas ao Programa Iniciativa Cidades Sustentáveis (Ices), desenvolvido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Caixa Econômica Federal (CEF), que consistirá na realização de estudos e planejamentos para que a Cidade de desenvolva de forma sustentável. Na Capital, os diagnósticos estão sendo realizados pelo Instituto Pólis e pelo Consórcio Idom/Cobrape.
Diagnósticos e Planejamento
Uma das coordenadoras do Ices, a especialista em desenvolvimento urbano e saneamento do BID, Márcia Casseb, explica que foram traçados 117 indicadores em 24 temas nas áreas urbana, ambiental, governança e fiscal. Esses indicadores são os mesmos aplicados em outras cidades da Ices para que haja um comparativo entre elas. A partir do resultado dos indicadores serão definidas as áreas de ação prioritárias para a Capital.
Os diagnósticos estão sendo realizados desde março último, por especialistas do Pólis e apoio de técnicos da Prefeitura. Também já foram executados pelo Consórcio Idom/Cobrape três estudos nas áreas de Emissões de Gases de Efeito Estufa; Vulnerabilidade às Mudanças do Clima; e de Crescimento Urbano. Além dos diagnósticos técnicos será realizada uma pesquisa de opinião pública para verificar como a população enxerga a cidade.
Os resultados dessas ações servirão para traçar um perfil de Palmas e quais ações deverão ter prioridade para o planejamento da gestão municipal, a exemplo das questões de mobilidade e da expansão urbana da cidade. “Nosso objetivo é chegar a planos de ações e de investimentos com financiamentos viáveis e encaminhados”, ressaltou a especialista.
O presidente do Impub, Luiz Massaru, ressaltou que com o estabelecimento das prioridades, através de estudos científicos, se torna mais fácil para a gestão municipal conseguir financiamento público.
Já o prefeito Carlos Amastha frisou que a participação de Palmas na Ices representa um marco para o desenvolvimento da Capital, uma vez que as ações estão respaldadas por instituições como o BID e a CEF. “Nós sabemos que Palmas tem problemas, mas esses problemas são pontuais e possíveis de serem corrigidos, e a Ices será fundamental neste processo”.
Programação
Quarta-feira, 26 – auditório Justiça Federal
Seminário de Validação do Programa Iniciativa Cidades Sustentáveis (ICES)
14 horas – Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade
Quinta-feira, 27, auditório PreviPalmas
Manhã: apresentação dos resultados finais dos três estudos base.
Tarde: capacitação da ferramenta para a modelagem de riscos de inundação fluvial.
Sexta-feira, 28, auditório PreviPalmas
Manhã: capacitação e detalhamento da ferramenta do inventário de gases de efeito estufa.
Tarde: capacitação e discussão do cenário intermediário de crescimento urbano.