
Prefeitura de Palmas promove formação sobre a Política Nacional de Atenção Básica
Encontro reforçou a importância do conhecimento da Política Nacional de Atenção Básica entre os profissionais de saúde
Na tarde desta terça-feira, 4, a Escola de Saúde Pública de Palmas (Espp), vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (Semus), realizou o primeiro encontro do Módulo III do Curso Introdutório à Atenção Primária e Vigilância em Saúde. O evento contou com a apresentação da Política Nacional de Atenção Básica (Pnab).
A formação teve como objetivo promover a reflexão dos profissionais de saúde a respeito da Política Nacional de Atenção Básica, com a finalidade de conhecer seus atributos, princípios e diretrizes, processo de trabalho e sua relevância para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A facilitadora e psicóloga Thaydja Campos destacou a importância de conhecer a Política Nacional para uma atuação qualificada e alinhada às diretrizes. “O conhecimento da Política Nacional de Atenção Básica é fundamental para uma atuação qualificada, para que o serviço seja ofertado de forma alinhada ao que está previsto na política. Cada profissional precisa saber quais são suas atribuições, o que pode e o que não pode fazer, e como deve conduzir o trabalho conforme o que é preconizado. Isso vale para todos os profissionais da Atenção Básica, que devem conhecer seus princípios, diretrizes e atribuições.”
A psicóloga Laís Silva destacou que o encontro foi didático e ajudou a revisar conceitos e princípios, reforçando a importância de alinhar as práticas às diretrizes da saúde. “Permitiu que nós, profissionais, pudéssemos rever conceitos, ideias e princípios que orientam nosso trabalho. Foi importante para reforçar e reorganizar nossas práticas de acordo com as diretrizes e políticas de saúde, que muitas vezes acabamos esquecendo no dia a dia. Essa reflexão nos ajuda a realizar um trabalho mais resolutivo e qualificado.”
Texto: Daniel Reis
Edição: Juliana Matos


