Evento promovido pelo Movimento Nacional de Residências em Saúde – Foto: divulgação
Escola de Saúde Pública
24 outubro 2025 às 08:00

Prefeitura de Palmas reforça compromisso com formação profissional durante 15º Encontro Nacional de Residências em Saúde

Formação estratégica reforça políticas de qualificação no Sistema Único de Saúde

A Escola de Saúde Pública de Palmas (Espp), vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (Semus), participou do 15º Encontro Nacional de Residências em Saúde (Enrs), promovido pelo Movimento Nacional de Residências em Saúde (MNRS), que termina nesta sexta-feira, 24. A conferência teve como objetivo promover a articulação e a troca de experiências entre profissionais da saúde, fortalecendo a formação no Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento foi estruturado em três eixos estratégicos: saberes, práticas e desafios; vigilância e cuidado em saúde; integralidade na prática da residência, além de abordar políticas, gestão e sustentabilidade das residências em saúde. Dentre as apresentações, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (Napsi), em parceria com o Programa de Qualificação da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (Qualifica-Ravs), apresentou três trabalhos desenvolvidos por pesquisadores bolsistas da Espp.

A psicóloga e coordenadora do Napsi, Ludimila Prestes, ressaltou a importância do cuidado com a saúde mental dos residentes. “Apresentar a experiência do Napsi no Encontro Nacional de Residências é fundamental para reforçar a importância do cuidado com a saúde mental dos profissionais de saúde, especialmente dos residentes, que enfrentam desafios e complexidades em seu processo de formação e atuação”.

O pesquisador do Qualifica-Ravs, Giorge Carvalho, destacou a oficina como um espaço essencial para diálogo, troca de experiências e reflexão. “Participar do curso foi uma oportunidade para fortalecer o diálogo entre programas, compartilhar experiências e refletir sobre os desafios e potencialidades das residências, reafirmando o compromisso com a formação e a defesa do SUS”.

A pesquisadora do Qualifica-Ravs, Hianna Ferreira, também enfatizou a importância da formação para o fortalecimento da residência. “Participar do Encontro do Movimento Nacional de Residências em Saúde foi uma experiência valiosa para fortalecer a residência como política estratégica e modalidade formativa essencial na qualificação dos profissionais de saúde, alinhada à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde”.

Texto: Daniel Reis

Edição: Denis Rocha

Tags: