No total, 762 doses foram aplicadas e 533 atendimentos registrados, reforçando a proteção da população e ampliando a cobertura vacinal em Palmas – Foto: Gabriela Letrari
Vacinação
01 dezembro 2025 às 18:45

Prefeitura de Palmas reforça proteção contra Influenza com 762 doses aplicadas no Dia D

Mobilização aconteceu em sete Unidades de Saúde da Família (USFs) e na ETI Padre Josimo, integrando também ações do Dia D pela Primeira Infância

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), divulgou nesta segunda-feira, 1º de dezembro, o balanço do Dia D de Vacinação contra a Influenza, realizado no último sábado, 29. A mobilização aconteceu em sete Unidades de Saúde da Família (USFs) e na ETI Padre Josimo, integrando também ações do Dia D pela Primeira Infância.

No total, 762 doses foram aplicadas e 533 atendimentos registrados, reforçando a proteção da população e ampliando a cobertura vacinal no município. Nas USFs, o atendimento teve foco exclusivo em vacinação, com oferta de doses contra a influenza e de outros imunizantes para atualização do cartão vacinal. Já no espaço do Dia D pela Primeira Infância, houve ainda aplicação de vitamina A, atualização do Bolsa Família, transcrição de cadernetas, multivacinação e testagem para HIV, sífilis e hepatites virais.

A USF do Jardim Taquari foi a unidade com maior procura, alcançando 186 doses aplicadas, seguida pela USF Valéria Martins Pereira (138) e pela USF Arno 41 (94). As demais unidades também registraram grande fluxo, demonstrando boa adesão dos usuários e atuação integrada das equipes de saúde.

A secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski, avalia positivamente o resultado. “Os números mostram o impacto direto da ação e a resposta da população. Estamos reforçando continuamente o acesso às vacinas, e o Dia D é mais uma demonstração da ampliação da proteção contra doenças preveníveis. Essa iniciativa integra também o Missão Imunizar, projeto que em agosto alcançou a maior campanha em número de vacinas registradas em Palmas desde 2020, o que evidencia nossos avanços e o compromisso em ampliar a cobertura vacinal”, afirmou.

Texto: Daniel Reis – estagiário sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom

Edição: Iara Cruz