
Prefeitura de Palmas reúne entidades comerciais para discutir como atrair novos investimentos com lotes lindeiros e vicinais de áreas industriais
Participaram do evento dez instituições ligadas ao setor produtivo da Capital
Com o objetivo de iniciar uma nova fase na política de desenvolvimento econômico da Capital, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedeem), promoveu na tarde desta quinta-feira, 3, uma reunião estratégica com representantes de mais de dez instituições ligadas ao setor produtivo da Capital, para discutir questões relacionadas aos lotes lindeiros e vicinais de áreas industriais, bem como o papel desses lotes na atração de investimentos e na expansão das empresas já instaladas.
Durante a reunião, a gestão municipal formalizou a escuta das entidades comerciais, solicitando que cada instituição leve o debate internamente e retorne com propostas concretas. O objetivo é consolidar um plano de ação que inclua medidas de desburocratização, segurança jurídica, regras mais claras e estratégias de incentivo para empreendedores e investidores.
“O que estamos iniciando aqui é uma construção coletiva para destravar o crescimento da nossa cidade. Queremos ajustar políticas públicas que estimulem a instalação de novas empresas e a expansão das atuais, sempre ouvindo quem está na ponta, gerando emprego e movimentando a economia”, destacou Henrique Nesello.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Taquaralto e Aurenys (Acit), Sydney Mota, elogiou a sensibilidade da gestão. “A reunião foi produtiva, especialmente para a região sul. Estar aqui, olhando os problemas de perto, e ver essa abertura para o diálogo, demonstra um novo momento da gestão”, afirmou.
Já o presidente da Confederação de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL), Silvan Portilho, reforçou a importância da previsibilidade para o ambiente de negócios. “O diálogo é fundamental. Quando a secretaria antecipa os temas que impactam diretamente o empresário, isso permite às entidades se prepararem para evitar surpresas. Estamos confiantes de que, com a atual gestão, conseguiremos resolver questões antigas como a regularização dos lotes industriais”, disse.
Próximos passos
A Sedeem continuará conduzindo as discussões com as entidades nas próximas semanas, com o compromisso de elaborar e executar um plano de ação detalhado, que trará soluções específicas para as travas identificadas nos processos de expansão e instalação de empresas.
Texto: Tainara Saraiva
Edição: Denis Rocha