Mulheres dançaram para celebrar vida e reforçar importância da prevenção – Foto: Francisco Barros
Outubro Rosa
30 outubro 2025 às 14:39

Prefeitura de Palmas reúne mulheres em programação de estímulo ao autocuidado e ao movimento

Unidade Sarah Leylâne, na Arno 61, continuará com atendimentos de livre demanda para o público feminino até as 19 horas nesta quinta-feira, 30

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), encerrou nesta quinta-feira, 30, as atividades da campanha Outubro Rosa com uma programação de autocuidado, movimento e acolhimento. A Unidade de Saúde da Família (USF) Sarah Leylâne da Silva Sousa realizou na Feira Coberta da Arno 61 (503 Norte) a 1ª Dança Rosa em celebração à vida e pela importância da prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.

Após a dança, a unidade promoveu uma palestra sobre o tema e atendimentos em livre demanda para o público feminino com a oferta de consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, além de orientações com nutricionista e procedimentos preventivos. As participantes puderam realizar o exame preventivo (PCCU) e solicitar mamografia, colocação de dispositivo intrauterino (DIU), laqueadura e prescrição de anticoncepcionais. Os atendimentos seguirão até as 19 horas.

Durante todo o mês de outubro, as USFs promoveram uma ampla programação voltada à saúde feminina. Todas as unidades destinaram às quartas-feiras exclusivamente para o atendimento das mulheres, oferecendo acolhimento, exames e ações educativas sobre prevenção e autocuidado. Além disso, cada unidade organizou atividades extras, como rodas de conversa, oficinas, caminhadas e ações culturais, fortalecendo o vínculo entre comunidade e equipe de saúde. Ao todo, foram cerca de 1.170 atendimentos e exames de PCCU.

A secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski, reforça que o cuidado integral com a saúde da mulher faz parte da rotina das equipes da rede. “Durante o mês de outubro, intensificamos as ações e ampliamos o diálogo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, mas o cuidado com a saúde da mulher é permanente em nossas unidades. Nosso objetivo é garantir que cada uma tenha acesso a atendimento acolhedor e humanizado, independentemente do mês”, destacou.

Texto: Gabriela Letrari

Edição: Juliana Matos