Candidatos podem tomar posse no Centro de Atendimento ao Servidor (CAS) – Foto: Divulgação
Servidores
24 maio 2025 às 15:25

Prefeitura divulga orientações para a posse dos novos guardas metropolitanos de Palmas

Prazo para posse é de 30 dias, a partir do ato de nomeação, publicado nesta sexta-feira, 23

Os 96 novos membros da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) já podem tomar posse no Centro de Atendimento ao Servidor (CAS). E para auxiliar os nomeados, a Secretaria Municipal de Administração e Modernização (Secad) orienta o passo a passo para a posse, para que os novos guardas iniciem suas funções de acordo com os prazos estabelecidos pela legislação municipal. O prazo para posse é de 30 dias, a partir do ato de nomeação, publicado nesta sexta-feira, 23. O não cumprimento deste prazo pode acarretar em perda do direito à vaga. 

Após ter todos os documentos e exames prontos, dentro do prazo de validade de 90 dias anteriores à data de nomeação, os candidatos devem passar por uma avaliação médica pericial, procedimento realizado pela Junta Médica Oficial do Município de Palmas, localizada no CAS, na Quadra ACSU-SE 50 (502 Sul), Av. NS-02, próximo ao Edifício Buriti, ao lado do antigo paço municipal, das 8 às 18 horas. O exame admissional deve ser agendado pelo Portal do Cidadão.

Já os demais documentos (originais e cópias) deverão ser apresentados no Centro de Atendimento ao Servidor. Os nomeados devem atentar-se à validade das certidões e do documento de identidade (RG), cuja data de emissão não pode ser superior a dez anos, e estar em bom estado de conservação. 

Para esclarecer dúvidas e facilitar o processo, a Prefeitura disponibiliza um serviço de atendimento aos nomeados pelos telefones (63) 3212-7127, 3212-7133, e 3212-7108.

Confira a documentação necessária, específica para cargo efetivo da GMP

  1. Duas fotos 3×4 recentes;
  2. Ato de nomeação;
  3. Comprovante de conta bancária ;
  4. Declaração para fins de provimento em cargo público;
  5. Exame admissional, emitido pela Junta Médica do Município ;
  6. Laudo psiquiátrico, emitido por profissional especializado;
  7. Certidão negativa de débitos municipais;
  8. Certidão negativa de antecedentes criminais, expedida pela Justiça Federal dos estados em que o candidato tenha residido nos últimos cinco anos — emitida há no máximo 6 meses ou dentro do prazo de validade indicado no documento;
  9. Certidão negativa de antecedentes criminais, expedida pela Justiça Estadual dos estados em que o candidato tenha residido nos últimos cinco anos — emitida há no máximo 6 meses ou dentro do prazo de validade indicado no documento;
  10. Certidão negativa de antecedentes criminais expedida pelo Departamento de Polícia Federal;
  11. Certidão negativa de antecedentes criminais, emitida pelo Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins;
  12. Certidão de quitação eleitoral;
  13. Comprovante de escolaridade: certificado de conclusão do Ensino Médio e histórico escolar;
  14. Comprovante de inscrição no PIS/PASEP, ou extrato de inexistência de registro, obtido no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal;
  15. Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Categoria B;
  16. Certificado de reservista, obrigatório para candidatos do sexo masculino com até 45 anos;
  17. Título de eleitor;
  18. Comprovante de situação cadastral do CPF, emitido pela Receita Federal;
  19. CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  20. Documento de identidade oficial com foto (RG ou Carteira Profissional) — com emissão inferior a 10 anos;
  21. Certidão de nascimento (se solteiro) ou certidão de casamento (se casado);
  22. Comprovante de endereço atualizado (Comprovantes em nome de terceiros: Nesses casos, será necessária a apresentação de declaração de residência com firma reconhecida ou assinatura eletrônica via GOV.BR do proprietário do imóvel)

Exames

  1. Hemograma completo e contagem de plaquetas, glicemia de jejum, HBS AG, VDRL; exame bioquímico do sangue: Glicose, Uréia, Creatinina, TGO, TGP, Colesterol total e Triglicérides;
  2. Tipagem sanguínea (ABO-RH);
  3. Machado guerreiro;
  4. Eletrocardiograma com laudo, emitido por médico cardiologista, (inserir número do RQE);
  5. Radiografia do tórax em PA e perfil com laudo;
  6. Radiografia da coluna lombossacra com laudo;
  7. Urina: EAS;
  8. Exame oftalmológico completo com laudo, (inserir número do RQE): acuidade visual com e sem correção, fundoscopia, motricidade ocular, tonometria, biomicrospia e senso cromático;
  9. Laudo psiquiátrico, emitido por médico psiquiatra (inserir número do RQE)
  10. ⁠Cartão de vacinação atualizado

Texto: Jurbiléia Pinto

Edição: Iara Cruz