27 agosto 2009 às 15:15

Prefeitura e parceiros começam campanha em defesa dos direitos da criança


Para conscientizar a população sobre a importância da denúncia em casos de descumprimento dos direitos da criança e do adolescente, principalmente em relação a situações de violência sexual, psicológica, negligência e trabalho infantil, será realizada na próxima sexta-feira, 28, a partir das 16 horas, uma blitz na Praça Santo Antônio, no Jardim Aureny III.


A iniciativa faz parte da Campanha Permanente em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que está sendo realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, através de vários programas e em parceria com os Conselhos Tutelares e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.


No município de Palmas são desenvolvidas ações tanto de enfrentamento da violência quanto de prevenção. “É com esta proposta de conscientizar a população sobre a importância de denunciar qualquer ato de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão que estamos somando forças para garantir os direitos das crianças e adolescentes da Capital”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, Maria Helena Brito Viana.



A Campanha Permanente continua com outras mobilizações, como caminhadas, blitzen em locais estratégicos e distribuição de material educativo. Participam da campanha o Creas, Conselhos Tutelares, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Acolher para Crescer, Peti, entre outras entidades representativas.


CREAS


O trabalho de enfrentamento à violência sexual, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes é realizado pelo do Centro de Referência de Assistência Social Especializado (Creas). Através de palestras nas escolas, as psicólogas, assistentes sociais e pedagogas do Centro repassam dicas aos profissionais da educação sobre as formas de identificar, por exemplo, os sintomas de uma criança que possa estar sendo ou já ter sido vítima de algum tipo de violência sexual. As crianças e adolescentes também serão orientadas quanto à forma de agir diante de uma situação de abuso, exploração ou qualquer outro tipo de violência.


Para denunciar:


Disque – 100


Creas – 3218-5456


Conselho Tutelar Centro – 3218-5194 / 8404 – 6247


Conselho Tutelar Taquaralto – 3218-5316


Peti – 3218-5327


Acolher para Crescer – 3218-5140