Prefeitura e Sebrae validam o Plano de Turismo de Palmas na segunda audiência pública
O Plano foi apresentado na plataforma digital Youtube e Facebook
A audiência, que teve como foco a apresentação e validação dos resultados obtidos
durante o processo de elaboração do diagnóstico turístico do Município de
Palmas, e resultou no Plano de Desenvolvimento do Turismo de Palmas, elaborado
pela Prefeitura da Capital, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), e
o Sebrae Tocantins, dentro do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, foi
realizada de forma totalmente digital. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 17,
nas redes do Facebook e Youtube das duas instituições.
Durante
o evento, a representante da empresa contratada para elaboração do plano,
Lumini Soluções em Turismo, Vanessa Leal apresentou o diagnóstico final do
plano, com as análises de diagnóstico de oferta somado a diretrizes estratégicas
para o fomento ao setor, obtidos por meio de oficinas, análises documentais, e
entrevistas com representantes do poder público e trade turístico.
Para
Vanessa Leal, o documento foi realizado com foco no planejamento estratégico,
um mergulho no destino para elaborar um plano que representasse a cidade. “É um
instrumento de convergência, um marco inicial que aponta que Palmas tem uma grande
relevância no turismo de negócios, mas que precisa reforças o direcionamento
estratégico para promover o turismo fora da Capital”, disse a consultora.
A
diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro, reforçou a importância desse plano
estratégico para os pequenos negócios. “Não se faz turismo apenas por vocação e
nem tão pouco por intuição. O plano se faz necessário para que existam
políticas públicas de desenvolvimento voltadas em benefício dos pequenos
negócios que fazem parte do trade turístico. Esse documento norteará as ações e
estratégias das instituições para o desenvolvimento do turismo em nossa Capital.
Não estamos falando apenas de um simples documento feito por alguns, e sim de
um documento criado, pensado e planejado pelas instituições públicas e privadas
e, principalmente, pelos pequenos negócios do trade”, destacou.
A
presidente da Agtur, Mila Jaber, ressaltou a importância da conclusão do plano,
que segundo ela, será um instrumento importante de planejamento para orientar o
crescimento do setor de turismo na Capital. “O Plano é um documento
extremamente rico em informações, atingindo cem por cento os eixos que compõe o
turismo, e agora com esse instrumento em mãos, contando com a colaboração de
todos os atores envolvidos, vamos a partir de agora, usar esse instrumento e
fazer acontecer, esse é sem dúvida um marco para o turismo de Palmas ”,
ressaltou Mila.
O
Plano
O
Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo é um instrumento de
planejamento, que tem o objetivo de orientar o crescimento do setor em Palmas,
estabelecendo as bases para a definição de ações, as prioridades e a tomada de
decisão. É um documento técnico de gestão, coordenação e condução das decisões
da política turística e de apoio ao setor privado, de modo a direcionar os
investimentos e melhorar a capacidade empresarial e o acesso ao mercado.
A
construção do documento aconteceu de forma participativa com os atores da
cadeia de turismo de Palmas, e validado pelo Conselho Municipal de Turismo. Além
do planejamento participativo, os demais princípios metodológicos que nortearam
o trabalho foram: planejamento estratégico voltado ao mercado turístico,
desenvolvimento sustentável e planejamento integrado.
Participaram
da construção do plano os representantes de entidades do trade turístico, do
setor público, iniciativa privada e terceiro setor, havendo um equilíbrio entre
as forças envolvidas na atividade turística, a fim de elaborar o documento
técnico e eficiente.
A
audiência ficará disponível nas redes sociais da Prefeitura Municipal de
Palmas, Agência Municipal de Turismo (Agtur) e Sebrae – Tocantins, e em breve o
documento será disponibilizado no site da Prefeitura de Palmas.