14 setembro 2011 às 17:32

Prefeitura inaugura Placar da Vida no lançamento da Semana Nacional do Trânsito

Além de variadas atividades que vão até o dia 24, a programação terá como novidade a inauguração do Placar da Vida e o lançamento da Campanha Eu Me Comprometo. A cerimônia ser&aacut…

A 17ª edição da Semana Nacional do Trânsito, que será aberta oficialmente nesta quinta-feira, 15, terá como tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”. A cerimônia será às 15h, no Auditório do Conselho Regional de Medicina – CRM. A programação vai até o dia 24 de setembro com uma série de atividades.

 

Aqui na Capital a programação é coordenada pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (SMSTT), em parceria com a Comissão Local do Projeto Vida no Trânsito e outras instituições.

 

Em 2011, a SMSTT e as entidades e instituições parceiras querem maior envolvimento e reflexão da sociedade palmense em relação ao impacto que a violência no trânsito gera no dia a dia das famílias. Baseado nisso, será lançado amanhã a Campanha Eu Me Comprometo, que busca a atenção e a atitude do público para medidas que contribuam com a redução do número de acidentes nas vias públicas de Palmas. Também durante a cerimônia será inaugurado o Placar da Vida, uma ideia já utilizada em outra Capital e seu maior objetivo é marcar os dias sem a ocorrência de acidentes na Capital

 

A partir da Semana Nacional do Trânsito, os estudantes palmenses também terão a oportunidade de se inserir ainda mais no contexto das vias públicas. Para eles a Prefeitura vai lançar o edital do Concurso Eldon Corrêa de Educação Para o Trânsito, em que estabelece premiações para várias categorias.

 

Números

A ONU destaca o Brasil como um dos países mais violentos em termos de acidentes no trânsito, registrando 18,9 mortes por grupo de 100 mil habitantes. A Organização afirma ainda que países líderes, tanto da Europa, quanto da Ásia, chegam a registrar cinco mortes por grupos de 100 mil habitantes.

 

Em Palmas, com população de 223 mil habitantes e frota de 113 mil veículos, houve 4.911 acidentes ano passado, segundo dados da SMSTT, com 310 vítimas graves e 41 mortes. Dez por cento das fatalidades envolveram crianças.

 

Por conta dos altos índices e por oferecer condições positivas e estrutura viária favorável para a reversão dos casos, Palmas foi uma das cinco capitais brasileiras a firmar parceria com o Projeto Vida no Trânsito e receber consultorias relacionadas ao sistema viário. O lançamento do Plano de Ação ocorreu no primeiro trimestre desse ano e uma série de atividades já foi executada com vistas a reduzir as lesões graves e as mortes. Uma das principais metas é reduzir em 10% ao ano o número de óbitos por acidentes nas vias públicas.

 

Programação

 

Na quinta-feira, 15, será a abertura, com a presença do prefeito Raul Filho, secretários municipais, parceiros e autoridades convidadas. O evento será marcado pela apresentação da programação completa da Semana Nacional do Trânsito e entre os conteúdos haverá a exibição dos vídeos com os temas: Uso Correto das Rotatórias, Direção e Uso do Celular, Uso do Cinto de Segurança, Motociclista, Álcool e Direção e a Campanha Eu Me Comprometo.

 

Sexta-feira, 16, pela manhã, no Auditório da SMSTT, haverá uma capacitação sobre a bilhetagem eletrônica, para gerente de transportes. Às 15h, no Auditório da SMSTT, Workshop para agentes de trânsito.

 

No domingo, 18, Margarida da Vida, uma ação da Gerência de Educação Para o Trânsito visando alertar a população sobre a gravidade e abrangências dos acidentes de trânsito em nossa cidade. As atividades serão nos locais onde ocorreram acidentes fatais nas avenidas de Palmas.