21 setembro 2015 às 09:05

Prefeitura investe na qualidade de vida dos seus moradores e implanta ciclofaixa Interparques

A melhor cidade do Brasil em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo a revista Isto É, lança mais um projeto que chega para melhorar a qualidade de vida de sua população: a ciclofaixa Interparques. A via interliga o Parque Cesamar à Praça dos Girassóis, e funcionará aos finais de semana e feriados em horários específicos.

 

A proposta como forma de incentivar a utilização da bicicleta para o lazer foi lançada neste domingo, 20, durante comemoração alusiva ao Dia Mundial Sem Carro, celebrado mundialmente no dia 22. O Secretário de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte, Christian Zini, ressaltou que a ciclofaixa só estará em pleno funcionamento no próximo sábado, quando os serviços de sinalização horizontal e vertical estarão finalizados.

 

“Hoje é um dia experimental dessa ciclofaixa, ainda faltam concluir os trabalhos de sinalização, mas estamos empenhados e até o próximo sábado a ciclofaixa estará funcionando plenamente. E esse não é o único projeto para o ciclista, pois a cada dia vemos mais pessoas usando a bicicleta como forma de esporte e lazer, e não é à toa que Palmas recebeu o prêmio de melhor cidade para se viver, por isso iremos investir em ciclovia, prova disso é o BRT, que será lançado no próximo dia 20. Obra essa que contemplará ciclovias interligadas ao transporte público de qualidade”.

 

Para a arquiteta e idealizadora do projeto, Joseísa Furtado, o objetivo da ciclofaixa é o de corresponder à proposta do Dia Mundial Sem Carro. “A ideia  é que esse projeto piloto possa se expandir. Acredito que com a aceitação da comunidade e respeito da faixa exclusiva por parte dos motoristas, poderemos implantar em outros locais da nossa cidade”.

 

O presidente da Fundação Municipal de Esporte, Cleiton Alen, lembrou que Palmas está virando a Capital do Esporte, e a bike é uma das prioridades da fundação. “Palmas está abraçando a ideia por uma vida mais saudável. E parabenizo esse projeto, que iniciou lá atrás, ainda, quando a faixa era delimitada com cones, ver isso se tornar realidade é uma grande realização”.

 

A ciclofaixa Interparques foi apresentada com um passeio ciclístico, saindo do Parque Cesamar, passando pela Praça dos Girassóis e retornando ao Parque. Participaram da pedalada, amantes do pedal, esportistas, como o campeão da Copa Brasil de Bicicross, Marcos Siqueira, e famílias inteiras, que aproveitaram a segurança da faixa exclusiva, para pedalarem ao lado de suas crianças.

 

Rafael Molo, além de levar o amigo com os filhos, levou seu pequeno Luide, na cadeirinha acoplada a sua bike, por acreditar que a ciclofaixa é um local mais seguro para pedalar com o filho. “Eu pratico pedal quatro vezes por semana, e acredito que com essa ciclofaixa será bem mais seguro pedalar com meu filho, principalmente porque os motoristas irão se conscientizar para respeitar o ciclista no trânsito”.

 

A grande parte dos que participaram do passeio ciclista estava com os equipamentos de segurança, como o senhor Aldevam Veras, corretor imobiliário, que usa a bicicleta como esporte há mais de 15 anos. “Amo pedalar em meio à natureza e até mesmo dentro da cidade, e sempre utilizo os equipamentos de segurança como capacete, luvas, óculos. A minha bicicleta também está sempre equipada com espelho retrovisor, sinalização dianteira e traseira, porque acredito que não apenas o motorista deva respeitar a pista e o ciclista, mas o próprio ciclista tem que saber o seu espaço e obedecer às leis de trânsito”.

 

O Evento foi realizado pela SMAMTT, em parceria com a Fundação Municipal de Esporte, Secretaria Municipal de Saúde, Projeto Vida no Trânsito, e contou com o apoio da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Quavi, Supermercado União e Grupos de Pedal.

 

Sobre a Ciclofaixa Interparques

A ciclofaixa tem aproximadamente 7 km de extensão e inicia seu percurso no Parque Cesmar, sobe LO-11 sentindo Teotônio Segurando, quando segue até a Praça dos Girassóis, e retorna pela avenida Teotônio Segurado ao Parque Cesamar.

 

O horário de funcionamento é exclusivo ao ciclista nos sábados, das 14 às 20 horas, e nos domingos e feriados, das 6 às 20h. Nos demais horários a ciclofaixa não será de exclusividade ao ciclista. Crianças deverão sempre estar acompanhadas dos pais e responsáveis. A Prefeitura de Palmas ressalta que bicicleta na pista é veículo, e tanto o condutor deve respeitar o ciclista, quando o ciclista deve respeitar a sinalização, indicando sempre com antecedência sua intenção em virar.