Prefeitura lança Projeto de Prevenção de Acidentes nas Escolas
Para oferecer primeiros socorros em tempo hábil a crianças e adolescentes vítimas de acidentes nas escolas da Capital, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e a Secretaria Municipal da Educação (Semed) lançam o Projeto Brigada de Prevenção de Acidentes nas Escolas, nesta segunda-feira, 27 de maio, às 8h30, na Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda, Rua Rio de Janeiro, QSE01, Aureny I.
Com a colaboração de 86 universitários e voluntários da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), treinados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o projeto pretende formar e capacitar todos os servidores de cada escola municipal de Palmas a exercer os primeiros socorros.
Segurança
Segundo o diretor de Educação e Promoção à Saúde, Nésio Medeiros Júnior, o objetivo é facilitar a identificação de situações de risco nas escolas e seu entorno e permitir a adoção de ações preventivas, que façam o ambiente escolar mais seguro a alunos e funcionários.
Todos os servidores das escolas serão capacitados para na ocorrência de acidentes prestar os primeiros socorros, além de conhecer em quais situações o Samu ou a Unidade de Saúde da Família mais próxima deve ser acionada.
De acordo o cronograma de capacitação das escolas, estas receberão um Manual de Primeiros Socorros e de Prevenção de Acidentes, elaborado pela Liga Universitária de Traumatologia da UFT e Semus.
Parcerias
Além das universidades, secretarias e do Samu, são parceiros do projeto, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Palmas, o Núcleo de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes (Nupav), o Programa Saúde na Escola (PSE).