Prefeitura leva oficina de teatro para internas da Fazenda da Esperança
Encerramento da Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas acontece nesta terça, 13
A Prefeitura de Palmas realizou nesta segunda-feira, 12, uma oficina teatral para as mulheres internas da Fazenda da Esperança, que teve como temática ‘O jogo teatral como disparador para autoconfiança’. A ação foi uma promoção da Fundação Municipal da Juventude (FJP) e acontece em alusão à Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, que chega ao fim nesta terça, 13, com a realização das Rodas de conversas que debaterão sobre o uso de substâncias ilícitas e suas consequências. A programação inicia a partir das 14 horas, no Centro de Ensino Médio Castro Alves, localizado na Quadra 305 Norte (Arno 32).
Durante a oficina, que durou pouco mais de duas horas, as internas participaram de diversas atividades recreativas e lúdicas, que despertavam os sorrisos entre uma brincadeira e outra.
Lucas Justino, ator e coordenador da Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, destacou que o momento foi uma troca de diálogo entre as instituições. ‘’Ação teve como objetivo principal a interação entre as mulheres internas e a equipe da Fundação. Foi um momento de compartilhamento de jogos teatrais, mas também, de visão de histórias, além de troca de experiências, fortalecendo também a saúde mental, com a prática de exercícios e alongamento corporal’, disse.
Enquanto a programação acontecia, Arlete Souza, que está como coordenadora e voluntária da casa, preparava um delicioso lanche. Ela contou que chegou na instituição em 2018 e é também uma ex-interna. ‘’Bateu no meu coração o desejo de continuar, pois eu vi que servir é um ato de amor e continuei ajudando. E como no período de recuperação a gente passa a maior parte do tempo reclusa, é muito interessante quando recebemos voluntários. É nesses momentos que elas aproveitam para se divertirem e aprender novas habilidades e interagir de forma coletiva.’’
A Fazenda da Esperança atende, atualmente, oito mulheres que estão em processo de recuperação. O espaço fica localizado na ASRE 125, (Quadra 704), na região Sul da Capital.
Texto e edição: Secom/Palmas