
Prefeitura mobiliza equipes de várias pastas para atendimento a impactados por temporal no Jardim Taquari
Chuva e ventos fortes derrubaram árvores e destelharam casas; Prefeitura mobilizou Subprefeitura e Secretarias Municipais de Ação Social e Zeladoria Urbana para apoio às famílias prejudicadas
Na manhã desta sexta-feira, 9, os agentes de Proteção e Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana realizaram no Jardim Taquari, na região sul de Palmas, a desobstrução das vias públicas atingidas por árvores caídas, além de vistorias técnicas para avaliação dos danos estruturais causados por forte temporal que atingiu o setor, na noite desta quinta-feira, 8, provocando diversos prejuízos e mobilizando equipes da Defesa Civil Municipal. Os agentes chegaram ao local às 19h40. Não houve registro de feridos.
O prefeito Eduardo Siqueira Campos acompanhou os trabalhos das equipes da Prefeitura de Palmas e antecipou, em entrevista aos veículos de comunicação, que irá auxiliar as famílias impactadas. “Estamos desde as 19h30 de ontem mobilizados, trabalhando, fazendo o levantamento dos impactos. Vamos juntar forças, Município e Estado, e fazer a reposição de telhas, tijolos e ajudar a reconstruir aquilo que as pessoas fazem com tanta dificuldade. É uma coisa inesperada mas, o Município está presente para apoiar na solução”, antecipou. De acordo com o gestor, a aquisição emergencial de telhas deve ser a primeira medida adotada, seguida do fornecimento de materiais como tijolos e cimento para recuperação de muros e áreas comprometidas.
A chuva intensa, acompanhada de ventos fortes derrubou árvores, destelhou casas, destruiu tendas e muros e causou interrupção no fornecimento de energia elétrica em parte do bairro. Durante o atendimento, as equipes orientaram moradores e realizaram o isolamento de áreas consideradas de risco. Segundo a Defesa Civil, duas casas foram atingidas diretamente pela queda de árvores. Em outro ponto do bairro, o desprendimento de um telhado atingiu a rede elétrica, ocasionando falta de energia.
“Trata-se de um conjunto habitacional com cerca de 450 casas. Até o momento, já constatamos mais de 20 residências com telhados arrancados, além de muitas árvores caídas. Nossa equipe da Gerência de Prevenção e Mitigação de Desastres está acompanhando a situação e orientando os moradores sobre as medidas necessárias para garantir a segurança das edificações”, afirmou o superintendente da Defesa Civil de Palmas, Pedro Ângelo Senna.
Força-tarefa
Cerca de 20 trabalhadores da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana executaram a remoção de árvores e galhos caídos, cortes preventivos em exemplares com risco de queda e a limpeza geral das áreas atingidas. O material resultante da limpeza é recolhido e transportado de forma adequada, garantindo mais segurança para moradores e motoristas que transitam pelo bairro.
A subprefeita da Região do Taquari, Valtônia Gonçalo dos Santos, informou que a gestão municipal está prestando apoio às famílias atingidas. “Estamos fazendo visitas de casa em casa para identificar os danos e já acionamos a Secretaria Municipal de Ação Social e outras pastas para garantir o suporte necessário à comunidade”, explicou.
Impactados
Moradores relataram momentos de tensão durante o temporal. O corretor José Alves Ciro dos Santos contou que teve o carro danificado após o muro de sua casa cair sobre o veículo. “Por volta das 19h30 começou um chuvisco e, de repente, veio a ventania. Coloquei o carro para dentro e, quando percebi, parecia um furacão, levando portas, telhado, tudo. O muro caiu em cima do carro, mas graças a Deus minha família está bem”, relatou. A servidora pública Maria José Pereira de Assis também descreveu o susto. “O redemoinho parecia de filme de terror. Eu me abriguei no banheiro. Na casa da vizinha, o tanquinho de lavar roupa foi levado pelo vento e atingiu o telhado da minha casa”, disse.
Previsão do tempo
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuva e trovoadas isoladas em Palmas durante a tarde e a noite desta sexta-feira, 9, com ventos de intensidade fraca a moderada. No sábado, 10, a instabilidade continua, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas devem variar entre 24 °C e 33 °C.
Texto: Márcio Greick
Edição: Juliana Matos


