Prefeitura premia vencedores do 2º Concurso de Educação Ambiental
O prefeito Raul Filho entregou nesta quarta-feira, 21, a premiação aos vencedores do “2º Concurso de Educação Ambiental: Limpeza Urbana e Sustentabilidade”, no auditório da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello, localizada no Jardim Aureny III.
O concurso, que tem o objetivo incentivar os estudantes a intensificarem os estudos sobre a temática, premiou alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), das escolas municipais de Palmas, estaduais, particulares e universidades, com computadores de mesa, celulares, bicicletas (mais luva e capacete), kits escolares e jogos interativos.
Para o Prefeito, é preciso ‘olhar’ para o tema de maneira diferente e despertar nos estudantes a preocupação para as questões ambientais. “Temos que falar no hoje, vocês [estudantes] são o hoje e são especialistas em nos mostrar os erros cometidos por outras gerações”, disse lembrando os problemas enfrentados pela capital em virtude da diminuição da evasão do Rio Taquaruçu Grande em quase 80% (segundo dados da Saneatins).
O secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, José Hermes Damaso, destacou a importância de projetos ambientais para a nossa Capital como o projeto Eco-Cegonha (relançado nesta quarta-feira, 21), que visa o plantio de 1 milhão de árvores em vias públicas, parques, jardins e quintais. “As mudas serão entregues a cada família com recém-nascido, para que futuramente os pais mostrem para os filhos e expliquem a importância de preservar o meio ambiente, explicou.
Para o secretário da Educação, Zenóbio Júnior, é preciso usar os recursos naturais com responsabilidade. Ele destacou o projeto “Coleta Seletiva nas Escolas e CMEIs”, que vem sendo realizado pela Prefeitura de Palmas, em parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Palmas e o Sindicato de Catadores de Materiais Recicláveis do Tocantins, nos 19 CMEIs, seis creches conveniadas e seis Escolas, totalizando 31 unidades de ensino.