Foto: ????????????????????????????????????
04 maio 2018 às 12:51

Prefeitura presta homenagens a professores e alunos em ato cívico

Êxitos da educação de Palmas têm atraído mais instituições para colaborar com escolas de Palmas; na próxima semana OAB deve formalizar parceria com Prefeitura

Professores e alunos da rede municipal de educação em Palmas foram homenageados pela prefeita Cinthia Ribeiro, na manhã desta sexta-feira, 04, no Orquidário Municipal.  A professora Olga Jocenara Carneiro, que se dedicou ao magistério por 37 anos e se prepara para a aposentadoria, foi uma das homenageadas por sua contribuição na melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 4,6 para 6,4 na Escola Vinícius de Moraes e de 3,8 para 6,2 na Escola Municipal Darcy Ribeiro pelo período em que atuou nas respectivas unidades.

 

“Essas homenagens reforçam o valor do trabalho feito nas escolas da nossa Capital e que estão resultando em uma nova realidade para a educação pública e nos tornando referência para todo o País”, disse a prefeita. Sobre a homenagem, a professora Olga disse que “este é um momento de vitória e reconhecimento de conquistas. Trabalhei com saúde e garra procurando sempre fazer o melhor para que pudéssemos obter êxito e confiança”, finalizou em referência às equipes das escolas por onde passou.

 

Conforme dito pelo secretário municipal de Educação, Danilo Melo, bons indicadores são algumas das conquistas na educação que valorizaram as escolas públicas municipais. “Como a professora Olga há milhares de educadores, 80% deles mulheres que se dedicam à educação. Temos realmente que agradecer a essas pessoas que estão nos ajudando a construir um novo modelo de educação que tem chamado a atenção de dezenas de instituições”.

 

O secretário então adiantou que na próxima semana a Prefeitura firmará com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) parceria de contribuição em uma unidade escolar da Capital, a exemplo das já formalizadas com o Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Guarda Metropolitana, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

Ato cívico

 

As homenagens aconteceram durante momento cívico em que a prefeita Cinthia Ribeiro ressaltou que serão realizados regularmente na primeira semana de cada mês. “Momentos cívicos nos fazem lembrar que somos brasileiros e que temos que comemorar isso, por isso vemos com importância essa geração aprender a cultuar esse civismo”, disse o comandante do 22º Batalhão de Infantaria do Exército, tenente-coronel Athos Roberto Souza. Participaram do ato alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Príncipes e Princesas.

 

Homenagens

 

Outro trabalho reconhecido nas homenagens é da professora Núbia Pereira Brito Oliveira, do Cmei Príncipes e Princesas, primeira colocada nas etapas estadual e da região Norte no Prêmio Professores do Brasil com o Projeto Cantinho de Brincadeiras e Interações. “A ideia era possibilitar através da interação e de brincadeiras o aprendizado. É interessante como isso tem inspirado outras escolas. Recebemos toda semana visitas de interessados em conhecer tanto daqui do Tocantins e como de várias partes do Brasil”, disse Núbia.

 

Pelo destaque na 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil, também foram homenageados os educadores:

 

·         Ismênia Barbosa da Silva, do Cmei Pequeninos do Cerrado (Projeto Vida Cavernosa para Inspirar uma Turminha);

 

·         Edymar Patryk Madureira da Escola Municipal Rosemir Fernandes de Sousa (Projeto Tênis de Campo além da Motricidade: Um esporte de Ética e Honestidade);

 

·         Suely Carneiro de Almeida Silva, da ETI Monsenhor Pedro Pereira Piagem (Projeto Na Pegada dos Dinossauros);

 

·         Priscila de Freitas Machado, do Cmei Sementes do Amanhã (Projeto Sabores, Sons, Cores e Aromas: Relatos de uma Experiência em Berçário Pautada pelo Enfoque na Condição Humana de Morin);

 

·         Marinalva Pereira de Sena, da Escola Municipal Rosemir Fernandes de Sousa (Projeto Água é Vida: Conservação e Uso Consciente da Água);

 

·         Rosielson Soares de Sousa da ETI Luiz Nunes de Oliveira (Projeto Guerreiro: A História de Um Professor Desbravador).

 

Foram entregues ainda homenagens em reconhecimento a alunos da Escola Municipal Henrique Talone que representaram os colegas premiados  com a primeira colocação na segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Aquathlon e que já estão em viagem para outra competição.



(Edição e postagem: Iara Cruz)


Tags: