Iniciativa busca valorizar a cultura brasileira em suas múltiplas expressões, reforçar o orgulho das origens de cada participante e fortalecer o sentimento de pertencimento dentro do estado do Tocantins – Foto: Regiane Rocha
Ação Social
28 novembro 2025 às 17:50

Prefeitura promove ação sobre diversidade cultural no Cras Javaé

Evento foi realizado pelo Serviço de Convivência e organizado pela equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social

Na tarde desta sexta-feira, 28, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher, promoveu uma ação sobre diversidade cultural. O evento comunitário foi realizado pelo Serviço de Convivência e organizado pela equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Javaé.

A iniciativa busca valorizar a cultura brasileira em suas múltiplas expressões, reforçar o orgulho das origens de cada participante e fortalecer o sentimento de pertencimento dentro do estado do Tocantins. A ação também marca o mês da Consciência Negra, destacando a pluralidade do povo brasileiro.

“Planejamos essa ação para novembro, mês da Consciência Negra, com a intenção de fazer algo mais amplo e plural. Buscamos trabalhar a diversidade cultural brasileira por meio da culinária, das danças, da música e dos diferentes modos de falar e viver. O estado é composto por pessoas de várias regiões do país, e isso se reflete no nosso Serviço de Convivência”, afirmou o pedagogo do Cras, Hélio Costa.

“Eu acho esta festividade muito boa, um momento de diversão para todos nós. Merecemos vivenciar essa cultura e aproveitar esse tipo de atividade para assistir às apresentações culturais”, destacou a dona de casa Maria Sousa, de 63 anos.

A assistente social do Cras, Ana Paula Pimentel, destacou que a comemoração oferece um importante momento de socialização para a comunidade. “Eu vejo essa celebração como uma oportunidade essencial para vivenciarmos e celebrarmos a diversidade cultural brasileira, especialmente a tocantinense. Esse encontro reúne a comunidade, valoriza nossas identidades e proporciona um momento fundamental de integração”, afirmou.

Texto: Daniel Reis, estagiário sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom

Edição: Juliana Matos

Tags: