Servidores municipais podem fazer o recadastramento on-line ou presencialmente na Centro de Atendimento ao Servidor – Foto: Jurbiléia Pinto
Prorrogação
17 dezembro 2025 às 08:57

Prefeitura prorroga prazo do Censo Previdenciário até 15 de janeiro

Prazo foi estendido para garantir que todos os servidores concluam o recadastramento obrigatório

A Prefeitura de Palmas prorrogou o prazo do Censo Cadastral Previdenciário e os servidores municipais efetivos ativos, aposentados e pensionistas agora têm até o dia 15 de janeiro de 2026 para realizar a atualização dos dados. A medida amplia em mais 30 dias o período de recadastramento obrigatório foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 16.

Com a extensão do prazo, a gestão municipal busca garantir que todos os servidores consigam regularizar suas informações no sistema previdenciário, evitando pendências que possam comprometer a regularidade cadastral. O secretário-executivo de Gestão de Pessoas, da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplan), Diego Botelho destacou que o atendimento presencial segue disponível. “Temos muitos servidores buscando atendimento presencial, por isso manteremos esta modalidade para que os servidores concluam o processo ou busquem apoio para o envio da documentação”, disse.

O atendimento presencial para servidores ativos ocorre no Centro de Atendimento ao Servidor (CAS), das 8 às 18 horas, e na sede do Previpalmas, das 13 às 19 horas. Já os servidores inativos podem buscar atendimento exclusivo Previpalmas. Os demais serviços ofertados pelo CAS continuam funcionando normalmente. Além do atendimento presencial, a modalidade on-line permanece disponível para todos os servidores, que podem escolher a forma mais adequada para realizar o recadastramento.

Documentos
Para realizar o censo presencialmente, o servidor deve apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço e demais arquivos previstos no decreto. Documentos emitidos digitalmente, como a declaração de Imposto de Renda, devem estar em formato PDF. Os demais podem ser apresentados em papel, sendo digitalizados no local pela equipe de atendimento.

O Censo Previdenciário tem como objetivo atualizar e consolidar os dados dos segurados vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Município, assegurando a regularidade das informações junto ao Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios (Cnis/RPPS). O não preenchimento dentro do prazo pode resultar na suspensão do pagamento da remuneração ou do benefício até a conclusão do recadastramento.

A lista completa de documentos exigidos está disponível no decreto municipal. Os servidores também podem consultar o manual com o passo a passo do recadastramento e acessar diretamente o Censo On-line.

Texto: Paulo Ricardo Vieira – estagiário sob supervisão da jornalista Jurbiléia Pinto
Edição: Fernanda Sousa