O chefe de gabinete do Previpalmas, Wilanildo de Almeida Pinheiro, recebeu o presidente da Adveto, Ionaldo Tertuliano de Carvalho, e o conselheiro fiscal, Euler Rui Barbosa Tavares, para tratar do processo de Aposentadoria Especial para servidores com deficiência. – Foto: Divulgação Previpalmas
Inclusão
17 setembro 2025 às 12:00

Previpalmas recebe representantes da Associação dos Deficientes Visuais do Tocantins

Processo de Aposentadoria Especial foi pauta de reunião e, quando concluído, irá beneficiar servidores com deficiência

No último dia 16 de setembro, o Instituto de Previdência Social do Município de Palmas (Previpalmas) recebeu a visita de representantes da Associação dos Deficientes Visuais do Tocantins (Adveto). Participaram do encontro o presidente da entidade, Ionaldo Tertuliano de Carvalho, e o conselheiro fiscal Euler Rui Barbosa Tavares. Os visitantes foram recebidos pelo chefe de gabinete do Instituto, Wilanildo de Almeida Pinheiro. O principal objetivo da reunião foi acompanhar o andamento do processo referente à Aposentadoria Especial para servidores com deficiência.

Durante o encontro, Wilanildo Pinheiro destacou que o processo vem avançando de forma consistente e explicou que o estudo abrange os servidores com deficiência e também aqueles que exercem atividades sob condições de insalubridade e periculosidade. Até o momento, todos os estudos atuariais necessários foram concluídos e encaminhados para análise do Conselho Municipal de Previdência.

Após a avaliação, o Conselho solicitou o retorno do processo ao Instituto para elaboração de um levantamento detalhado dos impactos financeiros e previdenciários, tanto para o Município quanto para o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Atendendo à recomendação, o Previpalmas deu início às tratativas para contratação de um estudo técnico aprofundado, que apresentará cenários e hipóteses para subsidiar a implementação das leis que regulamentarão o benefício.

Atualmente, o processo encontra-se em fase de instrução processual, aguardando a conclusão do novo estudo para seguir com a segurança técnica e jurídica necessária. O Previpalmas reafirma seu compromisso com a transparência e o diálogo, colocando-se à disposição da Adveto e de seus associados para futuras visitas e para prestar quaisquer esclarecimentos sobre o andamento deste importante processo.

Texto: Redação Previpalmas

Edição: Juliana Matos