16 maio 2013 às 18:12

Primeira infância será debatida em encontro na Capital

Diversos seguimentos da sociedade civil, entre eles representantes da educação, saúde, justiça, conselhos escolares, associações, ONGs, gestores escolares e pessoas que atuam na defesa da infância participam nesta sexta-feira, 17, de um encontro para discutir sobre a elaboração do Plano Estadual pela Primeira Infância.

O encontro do grupo 2 da Rede Estadual pela Primeira Infância do Tocantins (REPITO) acontecerá no mini auditório da UFT, Bloco A, das 8 às 12 horas. O evento será promovido pela Diretoria Municipal da Educação Infantil, juntamente, com o Fórum Permanente da Educação Infantil do Tocantins (FEITO).

Na abertura do encontro, o representante do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDCA), José Maria Pinheiro de Oliveira, fará uma explanação sobre o que é a REPITO e sobre a necessidade da sua implantação no Estado. Na sequência, os participantes serão separados em grupos para debater sobre os temas: Educação Infantil, Do Direito de brincar ao brinquedo de todas as crianças, Assegurando o documento de cidadania a todas as crianças e Enfrentando as violências sobre as crianças.

Para a diretora de Educação Infantil da rede municipal de ensino, Judite Dall’Agnol, o encontro será importante para que essa Rede Estadual pela Primeira Infância seja fortalecida. Outra foco, de acordo com a diretora, é abrir portas para que os municípios do estado tenham mais conhecimento sobre como implantar ou fortalecer as políticas públicas voltadas para a primeira infância.

REPITO

A REPITO é formada por um conjunto de organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais que atuam na garantia, proteção, promoção e defesa dos direitos, da Primeira Infância.

Tags: