Menu
Redes sociais

Primeira reunião do Fonac é avaliado como oportunidade para qualificação entre participantes

Primeira reunião do Fonac é avaliado como oportunidade para qualificação entre participantes

Data da publicação: 10/06/2010


Foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira, 9, no espaço Buffet BellaData, a 52ª edição do  Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais (Fonac).

A abertura do evento contou com participação do prefeito de Palmas, Raul Filho, que na oportunidade destacou a importância da troca de experiências. “Temos muito para compartilhar com o Fonac. A troca de experiências nos ajuda a crescer e nós temos tido avanços interessantes porque respeitamos um bom planejamento”, enfatizou o prefeito.

A vice-prefeita de Palmas, Edna Agnolin, considerou que Palmas sediar o Fonac é uma prova da qualidade que a cidade oferece atualmente em termos de administração e desenvolvimento. “A atual administração tem sido enfática nas ações de desenvolvimento e empreendedorismo. Trabalhamos com a qualificação da população, para gerarmos mão de obra e para que os postos de trabalho sejam ocupados por nossos cidadãos. Isso é uma forma de boa gestão”, enfatizou.

O secretário de Planejamento e Gestão de Palmas e segundo vice-presidente do FONAC, Tadeu Zerbini, avaliou que o Fórum é uma oportunidade ímpar de desenvolvimento e troca de experiências entre os gestores das capitais brasileiras. “O Fonac é um espaço onde temos a oportunidade de crescer enquanto gestores e enquanto pessoas. Esta  52ª edição em nossa Capital, Palmas, é para nós motivo de grande orgulho. É muito bom fazer parte da família Fonac", declarou

Em seu pronunciamento, o presidente do FONAC e secretário de Administração de Vitória-ES, Valdir Massucatti, disse estar impressionado com Palmas “Eu conheci esta cidade há dez anos e o desenvolvimento que estou presenciando aqui, hoje, me impressionou muito”, avaliou ele, acrescentando “este desenvolvimento de Palmas é o resultado de uma gestão eficiente e de qualidade”.

O Prefeito ressaltou  ainda a importância do Fórum para capital tocantinense. “Palmas tem alcançado um bom nível de desenvolvimento, mesmo neste período de crises econômicas pelo qual passou o Brasil e o mundo e apesar da queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A gente pode afirmar que Palmas é um laboratório de gestão e o Fonac vem contribuir para que a gente alcance cada vez mais sucesso”, afirmou.

Além dos secretários de administração do país, a abertura contou com a participação do presidente da Câmara, Vanderlei Barbosa, do secretário de administração do Estado, Eugênio Pacceli, representando o governador, Carlos Henrique Gaguim, dentre outras autoridades.

João Coser

O prefeito de Vitória-ES e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), João Coser, foi o palestrante da noite onde falou sobre: "Perspectivas das gestões municipais". Coser comparou o gestor municipal a um generalista, que precisa ter uma visão ampla da situação de seu município, disposição para trabalhar no sentido de soluciona-las e ainda uma equipe de especialistas. “Este Fórum retrata esta situação. Nós prefeitos precisamos estar atentos e entendermos do todo e nossos secretários precisam ser especialistas em suas áreas. O Fonac é uma oportunidade ímpar de formação e de troca de experiências para as administrações municipais”, considerou.

João coser destacou a importância do planejamento para a gestão pública. “Precisamos de uma máquina eficiente, a começar pelo planejamento, que deve ser estratégico. É necessário ter metas dentro de cada secretaria, por isso precisamos de uma máquina cada vez mais eficiente”, finalizou.