Pesquisa de preços é fundamental para priorizar custo- benefício na hora da escolha – Foto: Luciano Moreira
Volta às Aulas
21 janeiro 2026 às 18:16

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços de material escolar

Levantamento foi realizado nos dias 12 e 13 de janeiro; variação chega a 171,43% em alguns produtos

Com a proximidade da volta às aulas, o Procon Municipal de Palmas divulgou pesquisa de preços de materiais escolares em estabelecimentos do Jardim Aureny III, em Taquaralto e no Plano Diretor, encontrando variações significativas, que podem ser conferidas aqui

O levantamento, realizado nos dias 12 e 13 de janeiro, analisou 82 itens e identificou a maior diferença de preços na borracha de apagar, com variação de 171,43%. Em seguida, destacam-se a caixa de lápis de cor com 36 unidades, com variação de 125%, e o caderno de uma matéria, com 104,8%, reforçando a importância da pesquisa de preços antes da compra.

Noedi Lustosa Reis afirma que sempre pesquisou preços antes de comprar os materiais escolares. “Sempre pesquisei e, neste ano, foi mais fácil encontrar os itens. Alguns produtos tiveram aumento, outros tiveram redução de preço, o que representa uma novidade para os consumidores”.

A explicação para essa queda nos valores de alguns itens vem do proprietário da papelaria: “Assim como os consumidores pesquisam, nós, empresários, também pesquisamos, pois não queremos ter que repassar aumentos aos consumidores. Alguns produtos como lápis de cor, tinta guache e giz de cera tiveram redução de preços e, por isso, as pesquisas do Procon são boas para evidenciar isso aos consumidores”, afirma Luciano Alves Viana, proprietário de uma papelaria no Plano Diretor.

Reaproveitamento

Além da pesquisa do Procon Municipal de Palmas, os pais têm buscado alternativas para enfrentar os altos preços, como  a criação de grupos em redes sociais, onde compartilham informações sobre promoções, trocam dicas de lojas mais acessíveis e até organizam compras coletivas para obter descontos maiores. 

Para a jornalista Andréa Collet, além de pensar em economizar, também é necessário incluir hábitos de sustentabilidade nesse momento. “Ambos refletem positivamente no bolso, mas a sustentabilidade no dia a dia vai além da esfera pessoal, ressoando na coletividade”, disse, acrescentando que, quando o material está em bom estado e pode ser utilizado até o fim, não há necessidade de descarte ou substituição. 

“A pesquisa é essencial para garantir o equilíbrio nas relações de consumo. É uma ferramenta para que o cidadão tenha consciência de que os preços podem variar bastante entre as papelarias por isso pesquisem sempre antes de realizar a compra isso vai gerar muita economia no bolso”, ressalta a superintendente do Procon de Palmas, Márcia Luiza Vanderlei Costa Feitosa.

Texto: Luciano Moreira

Edição: Iara Cruz

Luciano Viana, proprietário de papelaria: “Nós também pesquisamos antes de comprar as mercadorias”- Foto: Luciano Ribeiro

Dona Noedi Lustosa: “Percebi que alguns itens ficaram mais baratos este ano” – Foto: Luciano Ribeiro
Reaproveitamento de materiais: opção de muitos pais nos dias atuais – Foto: Luciano Ribeiro