
Procon Palmas realiza mais de mil atendimentos na Capital
Órgão foi instalado em 11 de dezembro de 2018 e vem priorizando educação e conscientização da população
Pesquisa realizada
através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), constatou
que entre os dias 11 de dezembro a 22 de maio deste ano, o Procon/Palmas realizou mais de mil atendimentos.
Durante esse período o
órgão abriu 91 processos administrativos e realizou 16 audiências que
resultaram em acordos entre o consumidor e o fornecedor. Também foram
solucionadas mais de 400 demandas por meio de contato telefônico junto ao
fornecedor, momento em que o Procon Palmas
realizou vários acordos.
No topo das
reclamações, encontra-se a Companhia de Saneamento, BRK Ambiental, com 16,47%
das reclamações, totalizando 165 atendimentos, referentes à cobrança abusiva da
tarifa da rede de esgoto e rompimento de lacre.
Em segundo lugar, operadora de telefonia com 4.09%, onde as principais queixas dos
consumidores se referem a cobrança indevida e má prestação de serviços, resultando em 41 atendimentos.
O secretário executivo de Defesa do Consumidor, Dulcelio Stival, reiterou
que o órgão trabalha para garantir que o código do consumidor seja cumprido. “Esta
procura ao órgão demonstra maior conscientização da população sobre seus
direitos, inclusive nas relações de consumo”, disse.
O Procon Palmas é
fruto de uma parceria entre a gestão municipal e a gestão estadual por meio da
Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/TO) e Superintendência
da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas
(ARP).
O Procon Palmas presta atendimento no Resolve Palmas da Avenida JK, e
na unidade do Resolve Palmas Sul. O
horário de atendimento é das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.