23 maio 2019 às 12:23

Procon Palmas realiza mais de mil atendimentos na Capital

 Órgão foi instalado em 11 de dezembro de 2018 e vem priorizando educação e conscientização da população

Pesquisa realizada
através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), constatou
que entre os dias 11 de dezembro a 22 de maio deste ano, o Procon/Palmas  realizou mais de mil atendimentos.

 

Durante esse período o
órgão abriu 91 processos administrativos e realizou 16 audiências que
resultaram em acordos entre o consumidor e o fornecedor. Também foram
solucionadas mais de 400 demandas por meio de contato telefônico junto ao
fornecedor, momento em que o Procon Palmas 
realizou vários  acordos.

 

No topo das
reclamações, encontra-se a Companhia de Saneamento, BRK Ambiental, com 16,47%
das reclamações, totalizando 165 atendimentos, referentes à cobrança abusiva da
tarifa da rede de esgoto e rompimento de lacre.

 

Em segundo lugar, operadora de telefonia com 4.09%, onde as principais queixas dos
consumidores se referem a cobrança indevida e má prestação  de serviços, resultando em 41 atendimentos.

 

O secretário executivo de Defesa do Consumidor,  Dulcelio Stival, reiterou
que o órgão trabalha para garantir que o código do consumidor seja cumprido. “Esta
procura ao órgão demonstra maior conscientização da população sobre seus
direitos, inclusive nas relações de consumo”, disse.

 

O Procon Palmas é
fruto de uma parceria entre a gestão municipal e a gestão estadual por meio da
Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/TO) e Superintendência
da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas
(ARP).

 

 

O Procon Palmas  presta atendimento no  Resolve Palmas da Avenida  JK,  e
na unidade do Resolve Palmas Sul.  O
horário de atendimento é das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.