Atividade foi realizada com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Tempo Integral Cora Coralina – Foto: Divulgação
Educação Inclusiva
30 maio 2025 às 16:15

Professora da rede municipal de ensino de Palmas promove dinâmica de inclusão e empatia em sala de aula

A educadora convidou cada um dos alunos a se autodescrever para a estagiária Kelly Stephanie Souza de Melo, que tem deficiência visual

Nesta semana os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Tempo Integral (ETI) Cora Coralina, em Palmas, tiveram uma experiência pedagógica nova por meio de atividade proposta pela professora Cláudia Loyola, responsável pela Sala de Recursos da escola. Com o apoio da supervisora educacional Márcia Pontes, a ação teve um impacto profundo na unidade educacional. 

Cláudia convidou cada um dos alunos a se autodescrever para a estagiária Kelly Stephanie Souza de Melo, aluna do 7º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que possui deficiência visual.

Logo nos primeiros dias, a equipe pedagógica da escola percebeu a importância de criar momentos significativos de integração entre Kelly e os alunos. Foi então que surgiu a ideia de realizar uma atividade de autodescrição, em que cada criança se apresentou verbalmente, descrevendo suas características físicas para que a estagiária pudesse conhecê-las de forma sensorial e afetiva.

A dinâmica buscava sensibilizar os estudantes sobre a importância da acessibilidade e da comunicação inclusiva. Ao descreverem seus traços físicos e características pessoais, os alunos ofereceram a Kelly a possibilidade de “enxergá-los” através das palavras. “Eu me senti muito amada por vocês”, declarou Kelly, emocionada com a atividade.

Kelly Stephanie é deficiente visual e tem emocionado a comunidade escolar com sua presença ativa e inspiradora. Ao seu lado, Kelly conta com a colega de turma, Jayane Siqueira de Oliveira, que exerce um papel fundamental de parceria e colaboração, proporcionando um estágio marcado pelo companheirismo, respeito e sensibilidade.

“Foi uma experiência surpreendente. Eu não imaginava que eles fossem fazer uma autodescrição. Isso nunca tinha passado pela minha cabeça. Mas foi um momento extremamente enriquecedor – tanto para mim quanto para eles. Me senti muito acolhida. Ver o entusiasmo deles, a forma como cuidam de mim, foi um gesto muito bonito e que me marcou profundamente”, relatou Kelly Stephanie.

A professora regente da turma, Creuma Rodrigues Ribeiro, também se emocionou com a atividade e com a maneira como os alunos responderam ao momento. “Foi uma experiência muito incrível. As crianças participaram com muito carinho. Algumas até choraram. Quando compartilhei o vídeo no grupo de pais, a repercussão foi muito positiva. Todos ficaram felizes. Essa vivência está ensinando às crianças valores essenciais como respeito, amor e empatia pelas diferenças. Está sendo inesquecível para todos nós”, afirmou a docente.

Formação Integral

Para a diretora da escola, Michelle Morais, a ação reforça o compromisso da ETI Cora Coralina com uma educação integral, que valoriza a formação humana tanto quanto a acadêmica. “Essa vivência mostra o quanto a escola pode ser um espaço de transformação. Ver nossas crianças acolhendo com tanto afeto uma estagiária com deficiência visual, aprendendo com ela e ensinando ao mesmo tempo, é um dos maiores legados que podemos deixar. Nossa missão é justamente essa: formar cidadãos conscientes, respeitosos e humanos”, acredita.

Texto: Milena Botelho

Edição: Iara Cruz