
Professores da rede municipal de ensino recebem formação para Atendimento Educacional Especializado
O público-alvo são os orientadores, professores das salas de recurso, professores auxiliares e cuidadores.
Na manhã desta quarta-feira,
31, o 1º Clico de Formação 2018, promovido pela Prefeitura de Palmas por meio
da Secretaria Municipal da Educação (Semed), recebeu os profissionais da
educação especial no Instituto Vinte de Maio. Cerca de 110 educadores, entre
eles orientadores e professores das salas de recurso multifuncionais
participaram de palestras e oficinas em torno da temática de educação especial,
estimulação, instrumentos de avaliação, inclusão e encaminhamentos das crianças
com necessidades educacionais especiais.
O diretor da Escola
Municipal Professora Francisca Brandão, José Ribamar Farias, a qual está instalada
o Centro de Educação Inclusiva (CEI), está à frente do polo que traz como
principal abordagem a educação especial. “O CEI é algo muito maior que um
espaço para receber as crianças com necessidades, é algo pensado há muito tempo
e irá crescer ainda mais. Essa equipe que está sendo formada hoje irá trabalhar
em prol disso, e assim definirmos juntos quais são as necessidades da rede para
potencializar o atendimento educacional especializado, que é fundamental para
nossas crianças”, ressalta.
O coordenador do CEI, Lucas
Leal, conta que a formação é necessária para preparar os profissionais da
educação especial para esse novo modelo de ensino. “O intuito é deixá-los
preparados para fazer o encaminhamento das crianças com necessidades especiais
para o Centro de Educação Inclusiva. E esse momento é importante para
percebermos também as trocas que irão acontecer entre eles, os desafios, as
dúvidas, é um momento de compartilhar experiências”, destaca.
A temática da inclusão
abrange diversas situações, sobre as quais a professora-formadora Simone Maria
Alves de Lima, explicou através da oficina “Inclusão Educacional: perfis e
encaminhamentos” que é preciso entender os diferentes níveis e propostas para
cada aluno. “Nosso objetivo é esclarecer precisamente os conceitos e definição
dos encaminhamentos para a sala de recurso multifuncional e para o CEI. O aluno
que adentra a escola com uma necessidade educacional especial, por questão de
raça, gênero ou outros motivos, são frutos da inclusão, mas não necessariamente
precisam do atendimento educacional especializado”, explica.
Segundo Luciene Teixeira
Gonçalves, professora da sala de recurso da rede, a expectativa é que algumas
lacunas existentes, como diagnósticos e orientações para os atendimentos, sejam
sanadas. “Todo o ano tem a formação e é muito importante pois norteia nosso
trabalho. É um momento que recebemos as propostas pedagógicas da Semed e então
planejamos nosso trabalho para o ano letivo, além de ser um espaço onde
encontramos nossos colegas, trocamos vivências. A formação é uma forma de
valorizar o profissional da educação e a cada ano melhora, desde a nossa
recepção na chegada à formação, até a estrutura e os ambientes das formações
cada vez mais modernizados”, evidencia.
Trabalho
em equipe
De acordo com a orientadora
Educacional da Escola Municipal Anne Frank, Claudia Prego, a orientação escolar
auxilia na integração e mediação do processo educativo. “O trabalho de
orientadora escolar é focado no desenvolvimento integral do aluno, mental,
social, cognitivo e físico também, então nós atuamos muito próximos aos alunos
com necessidades educacionais especiais, que manifestam as dificuldades de
integração ainda maior no universo pedagógico. Com o CEI e a formação dos
profissionais a expectativa é que a rede seja cada vez mais um espaço inclusivo
e de grandes conquistas para as crianças”, enfatiza.
Formação
A formação segue até dia 02
de fevereiro, e abrange gestores, professores de educação física, motoristas,
todo setor de administrativo e pedagógico das unidades.
A diretora de Avaliação,
Estatística e Formação/Escola de Educação, Marta Pacheco, fala sobre o apoio
aos servidores da rede do setor administrativo e pedagógico, que até o dia 02
de fevereiro recebem formação. “Todos da rede estão participando, por isso a
temática formação em movimento, serve para refletirmos sobre as práticas
pedagógicas nas unidades educacionais desde a portaria até a sala de aula,
passando pela orientação, pelas merendeiras, pessoal da limpeza e por todos os
ambientes que são parte da escola e possuem agentes educadores”, explica.