26 outubro 2011 às 19:05

Professores da Rede Municipal recebem homenagem da Assembleia Legislativa

Nesta quinta-feira, 27, a partir das 9h, a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins realiza sessão solene em que presta justa homenagem aos professores pelo seu dia, comemorado no dia 15 de outubro.

 

A homenagem é resultado de um requerimento de autoria da deputada Josi Nunes, aprovado no mês de maio. Para a deputada, apesar das evoluções tecnológicas, o professor é um profissional que nunca será substituído por nenhum instrumento material. “O professor é o grande agente do processo educacional e a alma de qualquer instituição de ensino”, disse a deputada.

 

Na ocasião, serão homenageados os professores Francisco Alves Nascimento, Leila Roque Silva e Maria Antônia Almeida Costa. O professor Francisco será homenageado pelo seu trabalho na disciplina de Matemática, regendo as turmas que aumentaram os índices da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2009, que atingiu média 7,5, fazendo com que a escola se destacasse entre as melhores escolas do país.

 

A professora Maria Antônia, com o projeto “Jornal na sala de aula”, também contribuiu, como professora de Língua Portuguesa, para que a escola atingisse esse alto nível no Ideb. Além disso, a professora foi a única do Tocantins a expor um trabalho no Seminário “Escrita sob foco: uma reflexão em várias vozes”, realizado em Brasília no ano passado.

 

A educadora participou também do Congresso Pensar 2011, onde apresentou um case de sucesso no Tocantins, e ministrou o minicurso “Desmistificando os Descritores de Português e Matemática”. Foi também a vencedora do Prêmio Profissionais da Educação 2009, sendo premiada com uma viagem à Finlândia.

 

Já a professora Leila Roque, será homenageada por ter sido diretora da referida escola quando a mesma atingiu esse alto índice no Ideb 2009, tendo sido este o melhor índice do Estado do Tocantins, figurando entre as 50 melhores escolas do Brasil. A diretora ainda foi premiada com uma viagem à Finlândia. Atualmente é diretora da Escola Municipal de Tempo Integral Caroline Campelo, localizada no Setor Santa Fé.