
Professores de CMEIs e Escolas da Infância participam de formação de musicoterapia
Cerca de 100 professores que atuam na Educação Infantil da rede municipal de ensino de Palmas passam, a partir desta terça-feira, 22, a multiplicar os conhecimentos adquiridos durante a formação do Projeto “Música na Infância”, que aconteceu no período de 11 a 21 de setembro e buscou capacitar os docentes para trabalhar a música nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas da Infância da Capital.
Durante a formação foram
realizados seis cursos-oficinas, sendo que cinco foram direcionadas a Cmeis e
um a Escola da Infância. Segundo a coordenadora do projeto, Valéria Fusrt, o
trabalho nasceu a partir da necessidade em estimular as crianças e professores
a cantarem dentro de uma rotina nos Cmeis e Escolas da Infância. “A proposta
inicial foi capacitar professores para trabalhar a música. Entendemos que o
melhor seria trabalharmos com alguns docentes, para estes multiplicarem a
experiência vivida nas oficinas e aprendizados para os colegas das unidades”,
contou.
Embora as unidades
educacionais tenham diversos talentos, Valéria destacou que o projeto não tema
pretensão de formar músicos, mas de estimular a musicalidade das crianças, de
forma espontânea e divertida. “Entendemos que a prática da música no ambiente
educacional é um requisito para várias aprendizagens, principalmente como um
“objeto” de desenvolvimento para as crianças, auxiliando-as na concentração,
disciplina e criatividade com toda sua riqueza de elementos auditivos e
sensitivos. Estas características musicais podem ser vivenciadas no dia a dia
escolar em forma de jogos, apreciação e prática instrumental”, disse.
Segundo Valéria, durante
a formação, ficou agendado um encontro para construção de instrumentos musicais
a partir de sucata. “A intenção é criar ambientes sonoros nos Cmeis, onde as
crianças possam manipular os instrumentos”, disse, acrescentando que a música
tem uma linguagem universal, mas, com muitos dialetos, que variam de cultura,
envolvendo a maneira de tocar, de cantar, de organizar os sons. “Em um estado
como o Tocantins, onde uma das riquezas é a diversidade cultural, a música
traduz esta diferença expressa nas cantigas de rodas, manifestações religiosas,
cantos de trabalho dentre outros”, exemplificou.
A professora do CMEI
Cantiga de Ninar, Soniely Mendes de Sousa, que participou da formação, contou
que a capacitação foi enriquecedora. “Foi um momento de muita aprendizagem,
pois interagimos com os colegas e trocamos experiências. Notamos no dia a dia
que a música estimula muito as crianças e elas ficam mais interessadas em
participar das atividades”, disse. O trabalho de montagem dos instrumentos
musicais da unidade envolveu toda comunidade escolar, como o vigia Lázaro Maria
Vieira. “Foi muito bom poder colaborar com o trabalho. Para mim foi um
aprendizado, pois para montar a parede musical precisei estudar física quântica
e entender noções de medidas e distância entre os canos para que som saia
sincronizado”, disse, acrescentando que ver a alegria das crianças brincando
com a parede musical também é gratificante.
A diretora da Educação
Infantil da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Judite Dall’Agnol,
destacou que o projeto buscou incentivar os diretores e professores a olhar
para os Cmeis e ver as possibilidades de trabalhar os sentidos. “A música hoje
é obrigatória nas unidades e na educação infantil é fundamental. Tudo nós
trabalhamos com a música, como na hora de comer, tomar banho, organização e
outras atividades. Então a formação é para que melhoremos a prática em sala de
aula e exploremos os espaços externos das unidades”, frisou.