21 setembro 2015 às 18:21

Professores de CMEIs e Escolas da Infância participam de formação de musicoterapia

Cerca de 100 professores que atuam na Educação Infantil da rede municipal de ensino de Palmas passam, a partir desta terça-feira, 22, a multiplicar os conhecimentos adquiridos durante a formação do Projeto “Música na Infância”, que aconteceu no período de 11 a 21 de setembro e buscou capacitar os docentes para trabalhar a música nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas da Infância da Capital.


Durante a formação foram realizados seis cursos-oficinas, sendo que cinco foram direcionadas a Cmeis e um a Escola da Infância. Segundo a coordenadora do projeto, Valéria Fusrt, o trabalho nasceu a partir da necessidade em estimular as crianças e professores a cantarem dentro de uma rotina nos Cmeis e Escolas da Infância. “A proposta inicial foi capacitar professores para trabalhar a música. Entendemos que o melhor seria trabalharmos com alguns docentes, para estes multiplicarem a experiência vivida nas oficinas e aprendizados para os colegas das unidades”, contou.


Embora as unidades educacionais tenham diversos talentos, Valéria destacou que o projeto não tema pretensão de formar músicos, mas de estimular a musicalidade das crianças, de forma espontânea e divertida. “Entendemos que a prática da música no ambiente educacional é um requisito para várias aprendizagens, principalmente como um “objeto” de desenvolvimento para as crianças, auxiliando-as na concentração, disciplina e criatividade com toda sua riqueza de elementos auditivos e sensitivos. Estas características musicais podem ser vivenciadas no dia a dia escolar em forma de jogos, apreciação e prática instrumental”, disse.


Segundo Valéria, durante a formação, ficou agendado um encontro para construção de instrumentos musicais a partir de sucata. “A intenção é criar ambientes sonoros nos Cmeis, onde as crianças possam manipular os instrumentos”, disse, acrescentando que a música tem uma linguagem universal, mas, com muitos dialetos, que variam de cultura, envolvendo a maneira de tocar, de cantar, de organizar os sons. “Em um estado como o Tocantins, onde uma das riquezas é a diversidade cultural, a música traduz esta diferença expressa nas cantigas de rodas, manifestações religiosas, cantos de trabalho dentre outros”, exemplificou.


A professora do CMEI Cantiga de Ninar, Soniely Mendes de Sousa, que participou da formação, contou que a capacitação foi enriquecedora. “Foi um momento de muita aprendizagem, pois interagimos com os colegas e trocamos experiências. Notamos no dia a dia que a música estimula muito as crianças e elas ficam mais interessadas em participar das atividades”, disse. O trabalho de montagem dos instrumentos musicais da unidade envolveu toda comunidade escolar, como o vigia Lázaro Maria Vieira. “Foi muito bom poder colaborar com o trabalho. Para mim foi um aprendizado, pois para montar a parede musical precisei estudar física quântica e entender noções de medidas e distância entre os canos para que som saia sincronizado”, disse, acrescentando que ver a alegria das crianças brincando com a parede musical também é gratificante.


A diretora da Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Judite Dall’Agnol, destacou que o projeto buscou incentivar os diretores e professores a olhar para os Cmeis e ver as possibilidades de trabalhar os sentidos. “A música hoje é obrigatória nas unidades e na educação infantil é fundamental. Tudo nós trabalhamos com a música, como na hora de comer, tomar banho, organização e outras atividades. Então a formação é para que melhoremos a prática em sala de aula e exploremos os espaços externos das unidades”, frisou.

 

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