
Professores do ciclo de alfabetização recebem capacitação sob enfoque da BNCC
A BNCC é considerada de fundamental importância na gestão da Educação no Município
Os professores da rede municipal de
ensino que trabalham com alunos do segundo ano do ciclo de alfabetização
participaram nesta terça-feira, 28, no auditório da ETI Padre Josimo, em
Palmas, da formação continuada sob o enfoque da Base Nacional Curricular Comum
(BNCC).
A BNCC é um documento normativo do Ministério da Educação (MEC) que define o
conjunto de aprendizagens e conteúdos essenciais aos quais todo estudante tem
direito nos ensinos infantil (até cinco anos) e fundamental (de seis a 14
anos). Neste módulo, os professores do segundo ano estudaram como trabalhar com
habilidades e competências e como organizar os componentes curriculares no
planejamento.
Considerada de fundamental importância na gestão da Educação no Município, a
BNCC tem embasado as diversas formações voltadas aos professores da rede
municipal em 2019. O objetivo é a resignificação dos componentes curriculares
de forma que seja assegurada a aprendizagem dos componentes tradicionais, mas
também seja ampliada a capacidade dos alunos em lidar com aspectos importantes
para a vida moderna, como pensamento crítico, sensibilidade cultural,
responsabilidade e cidadania.
Responsável por mediar a formação aos professores do primeiro e segundo anos,
Fátima Borges Alves traz a experiência de quem acompanhou o começo da BNCC,
estudou o documento como supervisora pedagógica e atualmente ocupa a direção da
Escola Francisca Galvão, e afirma que veio partilhar o conhecimento. “Estamos
trabalhando para implantar a BNCC no nosso currículo, que já existe. São
estratégias para buscar sempre a melhoria da nossa educação, e devem ser
construídas de forma conjunta”, acredita.
A supervisora técnica das séries do ciclo de alfabetização da Semed, Iramar
Freitas, comemorou que praticamente todos os professores das escolas sob sua
responsabilidade participam da formação continuada. Ela considera o encontro
mais que uma oportunidade para multiplicar o conhecimento adquirido nas
capacitações aos gestores pelo MEC dentro das diretrizes do Plano Nacional de
Educação. “É a consolidação de um trabalho. O nosso o acompanhamento é feito
por meio das supervisoras das escolas, que fazem a ponte entre a Semed e as
professoras que atuam em sala. Aqui no evento, tenho a oportunidade do contato
pessoal, e isto é mais que produtivo, é gratificante”, afirma.
Nesta segunda, 27, aconteceu a
formação voltada aos professores do primeiro ano. Nos dias 29 e 30, serão
capacitados os professores do 3º e 4º anos.
Edição e postagem: Lorena Karlla