
Profissionais da Educação de Palmas participam de apresentação do programa ‘Zupt, a Energia da Vida’
Iniciativa busca promover eficiência energética e cidadania entre alunos da rede municipal
Profissionais da educação municipal participaram, na tarde desta segunda-feira, 17, da apresentação do programa educacional ‘Zupt, a Energia da Vida’. O evento, realizado no auditório da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), marcou a adesão de novas unidades de ensino ao projeto, que tem como objetivo formar cidadãos conscientes sobre o consumo de energia.
Voltado para educadores e estudantes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o programa utiliza uma abordagem lúdica, com brincadeiras, gincanas e jogos, para ensinar sobre a importância de economizar energia e cuidar do meio ambiente.
“Nosso intuito é criar pequenos cidadãos conscientes de energia. Trazer para o mundo da criança a melhor forma de economizar energia, de cuidar do meio ambiente, tudo isso fazendo através de brincadeiras. Então, nada mais do que colocar na cabeça dos nossos pequenos estudantes a consciência para o mundo de amanhã”, explicou o analista de Eficiência Energética do Grupo Energisa, Lutiary Basílio, responsável pela apresentação da plataforma.
Ao todo, dez unidades de ensino de Palmas participam do ‘Zupt’. Cinco escolas já foram capacitadas no ano passado e outras cinco foram habilitadas para integrar o programa em 2025. A secretária municipal de Educação, Anice Moura, destacou a importância da iniciativa. “Ações como essa favorecem cada vez mais novos aprendizados, formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com as ações sustentáveis”, afirmou.
Kits pedagógicos
Durante o evento, foram entregues os kits pedagógicos do programa para as Escolas de Tempo Integral (ETI) que foram capacitadas em 2024, sendo elas: Anísio Spínola Teixeira, Cora Coralina, Eurídice Ferreira de Melo, Padre Josimo Moraes Tavares e Professor Fidêncio Bogo.
O programa, que já é aplicado em diversas cidades do País, disponibiliza conteúdos físicos e digitais alinhados com os objetivos do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), posicionando-se como uma ferramenta moderna no cenário da educação nacional.
Texto: Taygo Mello
Edição: Secom Palmas


