A atividade contou com a participação da formadora Tatiana Martins que é pedagoga e pesquisadora das infâncias – Foto: Divulgação
Educação Infantil
10 outubro 2025 às 12:50

Profissionais da rede municipal de Educação participam de Café Pedagógico sobre orientação educacional

Segundo a Semed, encontro teve caráter formativo, sendo um espaço de diálogo e troca de experiências entre gestores e educadores dos Cmeis de Palmas

Com o tema “Orientação educacional: acolhimento que transforma cotidianos”, a Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), por meio da Diretoria de Educação Infantil, realizou o segundo Café Pedagógico com os orientadores educacionais que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas da rede. O encontro teve caráter formativo e buscou aproximar profissionais das unidades escolares da gestão da Semed, promovendo um espaço de diálogo, trocas de experiências e fortalecimento das práticas de acolhimento no ambiente escolar.

A atividade contou com a participação da formadora Tatiana Martins que é pedagoga, orientadora educacional da rede municipal de Palmas, mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Tatiana, que também é pesquisadora das infâncias, poeta e autora do livro Andanças da Memória, conduziu uma reflexão sensível sobre o papel do acolhimento no cotidiano escolar e apresentou os marcos legais do serviço de orientação educacional. O momento contou ainda com a presença da secretária-executiva Pedagógica, Cândida Cecília, da superintendente de Educação Inclusiva Francisca Vera Alves, e de representantes da equipe multiprofissional da Semed.

Encerrando o encontro, os participantes vivenciaram uma oficina poética inspirada na temática do acolhimento, em que puderam expressar suas experiências e percepções por meio da escrita de poemas autorais. “A proposta reforçou a importância de olhar para o outro com sensibilidade e empatia, transformando o cotidiano escolar em um espaço de escuta, afeto e aprendizagem compartilhada”, ressaltou a gerente de Apoio Pedagógico Infantil, Francielda Almeida.

Texto: Vania Machado

Edição: Juliana Matos