Parte da equipe que prestou atendimento a paciente: Deuzirene Silva (Tec. de enfermagem), Letícia Alves (médica), Mayara Camelo (enfermeira), Kenia Cunha (enfermeira) – Foto: Divulgação
Saúde de Palmas
30 outubro 2025 às 16:24

Profissionais da UPA Sul realizam parto de emergência e garantem atendimento seguro à mãe e ao bebê

Parto ocorreu na madrugada desta quinta-feira, 30; gestante e criança passam bem e foram encaminhadas ao Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos

Os profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul foram surpreendidos nesta quinta-feira, 30, por uma situação pouco comum: uma mulher de 32 anos deu entrada na unidade, por volta das 5 horas, já em trabalho de parto ativo. A equipe se mobilizou rapidamente para garantir um atendimento seguro e acolhedor à gestante e ao bebê.

A médica clínica geral da unidade, Letícia Gomes Alves, contou que a paciente chegou com dilatação completa e o bebê já coroado, quando  parte da cabeça já aparece na abertura do canal de parto, o que exigiu uma resposta imediata da equipe. “O parto ocorreu de forma tranquila. A recém-nascida veio ao mundo saudável, pesando 2,642 quilos e medindo 48 centímetros”, relatou, acrescentando que o atendimento foi um trabalho em conjunto, com todos os profissionais empenhados em garantir a segurança da mãe e do bebê. 

A enfermeira Kenia Bonfim Cunha, que acompanhou o parto, contou que essa foi uma experiência marcante em sua trajetória profissional. “Foi minha primeira assistência em um parto, e foi emocionante. Sempre sonhei em ver uma vida nascer e, depois de mais de dez anos na enfermagem, esse momento confirmou a minha escolha por essa profissão. No meio de tantas situações difíceis que vivemos na rotina da urgência, esse foi um respiro, uma ‘cereja do bolo’”, compartilhou.

Encaminhamento à maternidade

Após o parto, a paciente foi prontamente transferida para o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, onde permanece aos cuidados dos profissionais da saúde do estado. Embora as UPAs não sejam os serviços de referência para a realização de partos, os profissionais são capacitados para atender situações de urgência e emergência, oferecendo o suporte necessário até a transferência para o local de referência.

Texto: Rodrigo Marques

Edição: Iara Cruz