Profissionais de saúde recebem novas orientações no atendimento à dengue
A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) capacita, na próxima quarta-feira, 06, os profissionais de saúde das redes pública e privada da Capital sobre o atendimento adequado nos casos suspeitos de dengue. A capacitação acontece às 14 horas, no auditório da Policlínica 108 Sul.
Durante o treinamento, médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem irão reavaliar procedimentos específicos para o atendimento inicial, diagnóstico e tratamento da doença. De acordo com a coordenadora de Vigilância das Doenças Crônicas não-Transmissíves da Semuc, Maria do Socorro Sarmento o treinamento possibilitará a toda rede de saúde uma melhor preparação, inclusive quanto ao novo subtipo viral da dengue. “Já foram registrados os primeiros casos de um novo subtipo viral da dengue no país. Por esse motivo nos antecipamos, queremos que toda a rede de saúde de Palmas esteja preparada”, explicou.
Notificação
O paciente, que procurar as Unidades de Saúde da Família, Unidades de Pronto Atendimento ou hospitais particulares de Palmas com os sintomas da doença, terá sua ficha de notificação preenchida. “É através da ficha de notificação que nós, da Secretaria de Saúde, teremos em mãos dados importantes que nos permitirão agir com mais presteza em nossas ações de vigilância”, esclarece o secretário de Saúde de Palmas, Samuel Bonilha.
Outra função da ficha de notificação é acompanhar a requisição do exame de sorologia para dengue. “Para que o paciente realize e receba o resultado do exame é necessário que esse formulário seja corretamente preenchido. Reunir os profissionais de saúde envolvidos no atendimento à população visa minimizar possíveis falhas no preenchimento das notificações, que dificultariam o acompanhamento do paciente” – explica a coordenadora Maria do Socorro Sarmento.