
Profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas de Palmas recebem capacitação
Atividade do Cerest busca orientar servidores sobre a subnotificação do câncer de boca relacionado ao trabalho
Os profissionais de saúde do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Palmas recebem uma capacitação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Capital sobre a subnotificação do agravo de câncer de boca relacionado ao trabalho. A atividade acontece nesta quarta-feira, 5, às 15 horas, no próprio CEO.
A médica Thais Morais é a facilitadora da atividade do Cerest. Ela explica que a redução da incidência ou a modificação da evolução da doença se dá pela eliminação dos fatores de risco associados ao câncer. “Devido a isso, é muito importante a identificação desses fatores relacionados ao desenvolvimento de câncer de boca, associados à ocupação profissional para complementar ações de vigilância desse tipo de câncer e também favorecer a implantação de medidas preventivas nos ambientes de trabalho”, explica.
Thais avalia que o risco ocupacional para o desenvolvimento de câncer tem sido associado a quase todos os tipos de neoplasias malignas, incluindo o câncer de cabeça e pescoço. “A ocupação ainda não é priorizada, quando comparada a outros fatores de risco, mesmo em situações nas quais o risco de desenvolver o tumor já está estabelecido, como, por exemplo, na exposição a carvão, benzeno, asbesto, alta voltagem, radiação ionizante, entre outros”, explica.
A profissional acrescenta que entre os diversos fatores de risco para o desenvolvimento de câncer presentes no ambiente, os de origem ocupacional têm grande capacidade de controle, devendo ser incentivadas políticas educativas e preventivas para grupos ocupacionais específicos, quando identificados como de maior risco para o desenvolvimento da doença."Contudo, vemos a importância da capacitação dos profissionais acerca da relação ocupacional desse agravo e da sua notificação", finaliza.