Menu
Redes sociais

Programa Acolher para Crescer oferece cursos de formação profissional para os jovens de Palmas

Programa Acolher para Crescer oferece cursos de formação profissional para os jovens de Palmas

Data da publicação: 17/10/2011


A Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Diretoria de Proteção Social Especial, oferece a partir desta segunda feira-feira, 17, cursos de formação profissional  para o mercado de trabalho para jovens e adolescentes de Palmas.

 

O Programa Acolher para Crescer através do projeto Conhecer para Crescer situado na quadra 1304 Sul estará capacitando 50 jovens com idade entre 14 a 18 anos incompletos, em varias disciplinas como; ética e trabalho, relacionamento interpessoal, postura e trabalho em equipe, aspectos culturais e sociais do trabalho, meio ambiente e saúde, direito individual, direito coletivo, direito e deveres do cidadão trabalhador, postura e imagem profissional, resoluções de problemas e tomadas de decisões, leitura e compreensão de textos e raciocínio lógico. A proposta do programa é capacitar jovens em situação de risco social das comunidades carentes.

 

Para o Secretário de Desenvolvimento Social, Robledo Suarte, essa é mais uma ação que desenvolve um trabalho preventivo e visa à promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que vivem na cidade de Palmas.

 

“Muitos jovens que,  participaram desse projeto já estão inseridos no mercado de trabalho. A educação de jovens é um campo de práticas e reflexão que inevitavelmente contribui para inserção no mercado de trabalho. Neste sentido se reconhece que a entrada do adolescente no mundo do trabalho, também é positiva, no trabalho o adolescente se vê diante de condicionamentos de horários e de regras, normas e limites, o que de certa forma não deixa de ser para o jovem, um enfrentamento ao desconhecido, mas que proporciona a sua entrada no mundo das regras e das leis” destacou Suarte.

 

Segundo a Diretora de Proteção Social Especial e Assistente Social, Eliziana Ferreira dos Santos Guimarães,  depois do período de capacitação, o programa Acolher para Crescer tem auxiliado muitos adolescentes na superação dos obstáculos  na busca de um emprego. “Temos uma equipe de profissionais qualificados que através do projeto Conhecer para Crescer tem auxiliado adolescentes na superação dos obstáculos, principalmente, no momento de procurar um emprego,” disse.

 

A diretora também frisou que O Projeto já entregou cerca de 140 certificados e muitos desses adolescentes que concluíram o curso profissionalizante já encontram inseridos no mercado de trabalho.

 

O “Acolher para Crescer é um Programa foi implantado em 2005, no governo do atual prefeito de Palmas Raul Filho, e tem auxiliado 490 famílias cadastradas. A estimativa é de que cerca de 1500 pessoas tenham sido alcançadas pelo programa em todas estas famílias cadastradas. O Programa tem um subprojeto o “Conhecer para Crescer”, que atende crianças e adolescentes a partir dos quatorze anos até os dezoitos incompletos e tem como principal objetivo capacitar jovens em situação de risco social das comunidades carentes.