
Projeto Água no Campo amplia formato de inscrições para garantir igualdade de acesso a pequenos produtores
Objetivo da Prefeitura de Palmas é fazer com que poços artesianos beneficiem o maior número possível de pequenos produtores rurais
As inscrições para o Projeto Água no Campo, realizado pela Prefeitura de Palmas e coordenado pela Secretaria Municipal Extraordinária da Cooperação Federativa, continuam abertas e agora contam com ações ampliadas para alcançar o maior número possível de pequenos produtores. Com investimento de cerca de R$ 20 milhões, o projeto prevê a perfuração de poços artesianos que devem beneficiar aproximadamente 350 famílias de agricultores familiares em suas propriedades ou regiões próximas.
De acordo com o secretário de Cooperação Federativa, Diogo Borges, a determinação é massificar a divulgação e ampliar as oportunidades de participação. “É uma orientação direta do prefeito. Desde o lançamento, recebemos a missão de tornar essa iniciativa o mais abrangente possível, pois ela pode ser a única chance de muitos pequenos produtores do Cinturão Verde de Palmas terem acesso à água potável. Estamos identificando, inclusive, áreas que comportem poços capazes de atender simultaneamente dez a 15 famílias”, destacou.
O objetivo central do Água no Campo é selecionar agricultores familiares residentes no município para fortalecer a produção agrícola, garantindo acesso à água potável para uso doméstico e para as lavouras.
Mapeamento
Nesta semana, a secretaria iniciou o mapeamento de todas as associações que já manifestaram interesse em inscrever produtores, levantando as dificuldades enfrentadas por cada uma. Quando o prazo para as inscrições estiver perto do fim, agentes da secretaria irão diretamente às comunidades com baixa adesão ou onde os presidentes das associações relatarem dificuldades de seus membros em se inscrever. O objetivo é assegurar que todos os pequenos produtores rurais do município tenham plenas condições de participar do projeto.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas neste link, e os produtores ou presidentes de associações rurais que tiverem dificuldades de se inscrever podem procurar a Secretaria Municipal Extraordinária da Cooperação Federativa, no 3º andar da Prefeitura de Palmas, na Avenida JK, onde servidores estarão disponíveis para auxiliar na inscrição.
Texto: Luciano Moreira
Edição: Iara Cruz


