
Projeto Biblioteca Mágica Itinerante leva literatura e poesia para alunos da EJA
Pareceria com o Sesc tem o propósito de incentivar a leitura, ultrapassando barreiras
O projeto Biblioteca Mágica Itinerante, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) em parceria com a Sacola Literária do Serviço Social do Comércio (Sesc), continua seu trabalho de promover a circulação dos livros entre os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na primeira semana de maio, as unidades que receberam as ações do projeto foram a Escola Municipal Antônio Carlos Jobim e a Escola de Tempo Integral (ETI) Monsenhor Pedro Pereira Piagem.
O projeto Sacola Literária visa incentivar a leitura e possibilitar o acesso aos livros. “O Sacola Literária tem o propósito de incentivar a leitura, ultrapassando as paredes de uma biblioteca. Com o projeto, conseguimos levar nossa biblioteca a outros lugares. Por meio de parcerias conseguimos beneficiar cada vez mais alunos de escolas e creches públicas, abrigos e comunidades que tenham acesso limitado ao livro, ao hábito da leitura”, destaca a bibliotecária Almiceia Diniz. Toda a equipe pedagógica das unidades escolares participa do projeto e envolve nas atividades, especialmente os profissionais que atuam nas bibliotecas e os professores.
As obras literárias chegaram às escolas no dia 23 de abril, Dia Internacional do Livro, e ficarão por 30 dias. Posteriormente, serão levados para a Escola Municipal Beatriz Rodrigues e a ETI Daniel Batista. A parceria com o Sesc tem como objetivo principal fortalecer os projetos das unidades escolares para incentivar a formação de leitores autônomos, críticos e criativos.
Para o professor de Língua Portuguesa da EJA, Istaney Borges, a vinda das sacolas de livros do projeto do Sesc para a na Escola Antônio Carlos Jobim aconteceu em boa hora, pois a unidade já trabalha o projeto Aluno Leitor, em que os estudantes participam de rodas de leitura, saraus literários e biblioteca itinerante, entre outras ações. “Com a BiblioSesc, a oferta de livros pode ser diversificada com autores nacionais e regionais. O momento foi especial, pois a entrega foi feita durante o lançamento do livro ‘Meu Castelo dos Sonhos’, escrito por uma de nossas ex-alunas da EJA, Maria Nascimento. É maravilhoso ver que vidas podem ser ressignificadas por meio da educação e da leitura”, celebra o professor.
Texto: Redação Semed
Edição: Secom Palmas