
Projeto de Lei institui Programa Educacional Salas Integradas da Semed
Ampliar o tempo, espaços
e oportunidades e tonar mais abrangente o envolvimento entre educação, diretos
humanos, inclusão digital, cultura e esporte são alguns dos objetivos do
Projeto de Lei (PL) Nº 23, de 26 de junho de 2015, aprovado nesta quarta-feira,
1º, pela Câmara Municipal de Palmas. O Projeto institui o Programa Educacional
Salas Integradas (SIN), no âmbito da Secretaria Municipal da Educação (Semed).
A finalidade do SIN é a formação de novas habilidades, conhecimento e melhorias
dos resultados dos alunos da rede municipal de ensino.
Para a execução do
Programa Educacional Salas Integradas (SIN) será criado um quadro temporário de
profissionais, que serão contratados por meio de processo seletivo
simplificado. Segundo o secretário da Semed, Danilo Melo, a contratação de 320
monitores de desenvolvimento infantil será exclusivamente para executar
atividades diárias de cuidados e recreação com crianças e auxiliar nas
atividades laborais da rotina dos Centros Municipais de Educação Infantil
(CMEIs). “Não vamos substituir os professores P I, pois a função do monitor
exige apenas o nível médio e é diferente da formação de magistério”, disse.
Outro cargo criado
é de monitor de atividades de Jornada Ampliada Nível I, que também exige nível
médio. Já a função do Monitor de Atividade de Jornada Ampliada nível II, deve
ter formação superior, pois este participará da elaboração do plano escolar,
como também executar os conteúdos referentes à regência de classe. Para cada
cargo são 50 vagas.
A remuneração para
o monitor de desenvolvimento infantil e monitor de atividades de Jornada
Ampliada Nível I é de R$ 1 mil. Já o Monitor de Atividade de Jornada Ampliada
nível II receberá R$ 1.900,00.
O secretário
destacou que o PL também retoma o projeto educação precoce. “Temos mais de 300
crianças especiais na rede e todo momento aparece mais. Nesse projeto temos
condições de contratar um grupo interdisciplinar para fazer um trabalho de
recuperação dos déficits dessas crianças. Então não estamos precarizando e sim
fortalecendo aqueles programas que têm que dar atenção, inclusive à criança
especial”, frisou.
Conforme explicou
Danilo Melo, a proposta da PL atenderá as metas do Plano Nacional de Educação.
“A meta 6 do Plano é oferecer educação em tempo integral em no mínimo, 50% das
escolas públicas, por meio de atividades de acompanhamento pedagógico e
multidisciplinares. Dessa forma ampliando a permanência do aluno na escola”,
destacou, acrescentando que o SIN se integra às políticas e planos educacionais
da união que preconizam o atendimento educacional articulado a uma proposta de
educação em tempo integral.