
Projeto Declamadores homenageia professora da rede municipal de ensino
Tradicional evento de estímulo à leitura realizado pela ETI Daniel Batista desde 2002 deu origem ao Festival de Artes das Escolas de Palmas
Promovido pela Escola de Tempo Integral (ETI) Daniel Batista desde 2002 como uma alternativa para estimular o gosto pela leitura entre os estudantes, o Projeto Declamadores se firmou como evento tradicional na rede municipal de ensino. Este ano, sua 21ª edição será realizada no dia 1º de dezembro, a partir das 18h30, no auditório da ETI Padre Josimo, com o tema ‘O Tocantins e seus encantos artísticos e culturais’. O Projeto Declamadores deu origem ao Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes) e trouxe para a Daniel Batista o certificado internacional de escola criativa.
Todos os anos, o Projeto Declamadores homenageia um autor de renome nacional, que em 2023 será Bráulio Bessa, e um tocantinense, que será a professora da rede municipal de ensino Gislene Camargos. Também serão declamados poemas de Manuel Bandeira, Osmar Casagrande, Odir Rocha, Cecília Meireles, Rosana Rios, Cora Coralina, Machado de Assis, Tião Pinheiro e Vinícius de Moraes, entre outros.
A idealizadora e coordenadora do projeto, Marilúcia Lima, explica que o Declamadores nasceu no pátio da escola com o objetivo de despertar o gosto pela leitura poética, promover obras de autores tocantinenses e revelar talentos. As etapas que antecedem a culminância do projeto, o concurso de declamação, envolvem todos os servidores da escola e acontecem diariamente com a escolha da temática e dos autores homenageados, inscrição dos alunos, seleção dos poemas, ensaios e café literário. O apoio financeiro para a premiação e o incentivo da diretora Tahina Paz também é fundamental para despertar o interesse dos alunos. “Acreditamos que trabalhar a poesia e a leitura significa alavancar o conhecimento nos alunos” disse.
Neste ano participarão 52 alunos do 1° ao 9° anos, divididos em quatro categorias: baby (1° e 2° anos); infantil (3°, 4° e 5° anos); infantojuvenil ( 6° e 7° anos) e juvenil (8° e 9° anos). São classificados os três primeiros colocados de cada categoria, que recebem medalhas e um prêmio extra. A categoria baby não compete entre si e todos recebem medalhas e um presente extra. Todos os participantes recebem certificados. Além da declamação, haverá apresentações de música e dança. O corpo de jurados formado por integrantes das Academias Palmense e Tocantinense de Letras (APL e ATL), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e professores das redes municipal, estadual e particular, avaliam voz e corpo, postura no palco e criatividade.
Café Literário
O Café Literário é uma etapa obrigatória do Projeto Declamadores, durante o qual o autor tocantinense participa de um bate papo com os alunos antes do evento. Organizado na biblioteca da escola, o evento teve a presença de Gislene Camargos que falou sobre sua trajetória e inspirações, respondeu perguntas e interagiu com os alunos. Estes declamaram poemas e fizeram uma viagem pelo mundo literário da escritora.
“Estou muito feliz, grata e honrada com esta homenagem. Sou uma entusiasta deste projeto, do qual já participei como jurada, pois conheço sua importância na formação de leitores. É gratificante participar de iniciativas que promovam a literatura e toda a sua capacidade de nos tornarmos seres humanos melhores e mais felizes”, finaliza.