17 junho 2009 às 16:07

Projeto Educando com Saúde é lançado oficialmente

A Prefeitura Municipal lançou oficialmente na manhã desta quarta-feira, 17, o maior programa de erradicação de analfabetismo de jovens adultos e idosos da Capital, o Educando com Saúde.

A Prefeitura Municipal lançou oficialmente na manhã desta quarta-feira, 17, o maior programa de erradicação de analfabetismo de jovens adultos e idosos da Capital, o Educando com Saúde.


 


O evento, que foi realizado no auditório da Escola de Tempo Integral Pe. Josimo Tavares, contou com a participação de cerca de 400 Agentes Comunitários de Saúde, dos secretários da Educação, Danilo Melo, e da Saúde, Samuel Bonilha, além de autoridades, diretores e servidores da Educação Municipal.


 


O Programa


O programa, que será coordenado pela Secretaria Municipal da Educação em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, tem como slogan “A leitura das palavras melhora a leitura do mundo”. O objetivo principal, promover a aprendizagem dos jovens, adultos e idosos da Capital, oportunizando assim uma aprendizagem de qualidade para todos, assegurando-lhes o direito de desenvolver as habilidades de leitura e escrita, a fim de que todos possam usufruir da cultura letrada.


 


Para colocar o projeto em prática, durante os meses de junho e julho os 461 agentes comunitários da secretaria da Saúde irão fazer um levantamento completo sobre quem são, onde estão e como vivem os cerca de 3.550 analfabetos da Capital.


 


Paralelamente a esse levantamento, durante o mês de junho a secretaria da Educação estará realizando o cadastramento das pessoas interessadas em participar do programa como agente Alfabetizador ou Supervisor Pedagógico. O edital de seleção, para os interessados em atuar no projeto, será publicado no portal da Prefeitura de Palmas, no link Documentos – Edital Palmas para Alfabetização.


 


No mês de setembro, após o levantamento feito pelos agentes de saúde, formação das turmas de alfabetizandos e da seleção e preparação dos Alfabetizadores e Supervisores Pedagógicos, começarão, efetivamente, as aulas. A alfabetização se dará através de uma proposta consistente, acompanhada de processos de formação inicial e continuada, com conteúdos pertinentes que contribuam, inspirem e deem significado à realidade do aluno em processo de alfabetização.


 


O período previsto para o processo de alfabetização é de quatro meses, mas caso o alfabetizando não obtenha o resultado esperado poderá iniciar novamente as aulas, na próxima turma.


 


As turmas de alfabetização serão distribuídas em duas etapas, a primeira em 2009 e a segunda em 2010, dependendo da demanda e da mobilização dos alfabetizadores.


 


Metas do programa:


– Superar o analfabetismo, garantindo ao alfabetizando o acesso a leitura e a escrita, tendo como princípios o respeito à sua diversidade sociocultural e suas expressões de educação e cultura popular;


– Articular ações com as demais secretarias municipais, buscando garantir o acesso às demais políticas, benefícios e serviços sociais, propiciando a superação das diversas situações de exclusão em que se encontra a população não alfabetizada;


– Encaminhar para a Educação de Jovens e Adultos o maior número possível de alunos alfabetizados, para continuarem seus estudos;


– Transformar o município de Palmas num intenso e permanente ambiente alfabetizador;


-Alfabetizar aproximadamente 4.000 alunos em 2009/2010.