18 abril 2023 às 15:15

Projeto investigativo ‘Natureza e suas belezas’ envolve alunos da Escola Paulo Freire

Atividades estimulam o entendimento sobre a importância da preservação ambiental para criação da consciência cidadã nas crianças

Os alunos da educação infantil da Escola Municipal Paulo Freire, situada na Arno 32 (305 N), estão participando do projeto investigativo sobre a natureza e suas belezas, idealizado pela pedagoga e professora da unidade Lauren Schiller. A proposta é estimular o entendimento sobre a importância da preservação ambiental para criação da consciência cidadã das crianças. 

Na tarde desta terça-feira, 18, os alunos tiveram mais uma experiência no projeto, que despertou muita curiosidade. Em sala, eles acompanharam bem de pertinho o processo de cultivo e germinação de grãos de feijão. Muitas dúvidas e perguntas apareceram durante a apresentação das etapas pelas quais as plantas passam. Com olhares atentos a cada detalhe, os alunos acompanharam as explicações da professora. Na sequência, o biólogo Pedro Heber Estevam, que foi convidado para falar sobre o processo da compostagem e a importância de nutrir as plantas com produtos orgânicos, fez uma palestra para a turma.

O biólogo conta que a compostagem nada mais é do que a reciclagem do lixo orgânico, ou seja, de tudo aquilo que tem origem vegetal, como restos, cascas e talos de frutas, verduras e outros alimentos, que podem se transformar em adubo natural. “Mostramos para os nossos alunos que a compostagem pode ser usada para nutrir jardins, hortas ou qualquer outra planta da casa”, fala. 

A pequena Maria Júlia, aluna da pré-escola, diz que ama o momento de cuidar da germinação do feijão e ver como ele está crescendo a cada dia. “Fico muito curiosa. Toda vez que olho, os brotinhos estão diferentes. Adoro”, fala entusiasmada. 

Para a pedagoga Lauren Schiller, as atividades lúdicas ajudam a gerar os conhecimentos no ensino e o projeto Natureza e suas belezas têm ajudado no processo de empatia com o meio ambiente. “As crianças da pré-escola têm realizado atividades de conscientização e valorização da fauna e flora brasileira. Os alunos nos grupos de aprendizagem conhecem, além dos sons das letras para o processo de alfabetização, a interação com a terra por meio da germinação, cuidado em regar as plantas diariamente, recolher o lixo e pensar em ideias de reaproveitamento”, cita, acrescentando que essas vivências investigativas trazem a conexão entre teoria e prática.

A diretora da unidade, Josileide Gonçalves da Silva, reforça que aprender assim, com atividades lúdicas e interativas é muito divertido para os alunos. “A experiência diferente permite que eles consigam fixar melhor as informações que as professoras ensinam. Acredito que as aulas assim serão sempre bem participativas e apreciadas pelas crianças”, observa a gestora.

 

 

 

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