30 outubro 2018 às 12:09

Projeto Matematicando ensina alunos do Cmei Sítio do Pica Pau Amarelo noções do sistema monetário

Professores criam alternativas para trabalhar de forma intensa o sistema monetário de modo que o aluno aprenda a matemática

Ainda pequenos, porém aprendendo as primeiras noções do sistema monetário vigente. É o que o projeto ‘Matematicando Contando e Recontando o Sistema Monetário: Aprendizagem e Diversão na Certa!’, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Sítio do Pica Pau Amarelo, leva diariamente para os alunos no Aureny IV, durante todo o ano letivo.

 

Por meio do projeto os professores criam alternativas para trabalhar de forma intensa o sistema monetário de modo que o aluno aprenda a matemática, fazendo disso um canal para combater a indisciplina das crianças. A ação pretende levar o aluno a pensar ativamente acerca dos fatos da vida diária e com isso aprender a construir sua autonomia.

 

O conteúdo do projeto aborda o sistema monetário brasileiro de modo a mostrar aos pequenos a nossa moeda, promovendo meios de aprendizagem e reconhecimento para que aprendam a usar o dinheiro em diversas situações do cotidiano, conhecendo formas de economia e valorização desse capital, de como reduzir o consumo desnecessário e saber que o dinheiro não compra tudo.

 

Todo trabalho se volta a estimular o aluno a fazer todas as tarefas e ter bom comportamento em sala de aula. De acordo com as professoras idealizadoras do projeto, Flavianne Pereira e Sara Santana, a intenção é levar o aluno a pensar ativamente a sua vida diária e aprender a construir sua autonomia, melhorando assim a convivência no ambiente escolar e familiar. Elas reforçam que com esse estímulo o educando se torna capaz de evoluir no processo de aprendizagem e colaborar com as regras de socialização.

 

O projeto está acontecendo em cinco etapas durante todo o ano de 2018. Agora em novembro, as professoras estão trabalhando em cédulas e moedas (em real) fictícias, e latas personalizadas e descartáveis para cada aluno usar como cofrinho e poupança individual. “O objetivo é pagar diariamente os alunos por suas tarefas e descontar quando necessário”, explica a educadora Flavianne.

 

Com o dinheiro fictício acumulado, deve-se ser investido com alimentação no próprio Cmei. “Bolo, pipoca, doces e outros alimentos, explica a professora Sara”.