
Projeto Matematicando ensina alunos do Cmei Sítio do Pica Pau Amarelo noções do sistema monetário
Professores criam alternativas para trabalhar de forma intensa o sistema monetário de modo que o aluno aprenda a matemática
Ainda
pequenos, porém aprendendo as primeiras noções do sistema monetário vigente. É
o que o projeto ‘Matematicando Contando e Recontando o Sistema Monetário:
Aprendizagem e Diversão na Certa!’, do Centro Municipal de Educação Infantil
(Cemei) Sítio do Pica Pau Amarelo, leva diariamente para os alunos no Aureny
IV, durante todo o ano letivo.
Por
meio do projeto os professores criam alternativas para trabalhar de forma
intensa o sistema monetário de modo que o aluno aprenda a matemática, fazendo
disso um canal para combater a indisciplina das crianças. A ação pretende levar
o aluno a pensar ativamente acerca dos fatos da vida diária e com isso aprender
a construir sua autonomia.
O
conteúdo do projeto aborda o sistema monetário brasileiro de modo a mostrar aos
pequenos a nossa moeda, promovendo meios de aprendizagem e reconhecimento para
que aprendam a usar o dinheiro em diversas situações do cotidiano, conhecendo
formas de economia e valorização desse capital, de como reduzir o consumo
desnecessário e saber que o dinheiro não compra tudo.
Todo
trabalho se volta a estimular o aluno a fazer todas as tarefas e ter bom
comportamento em sala de aula. De acordo com as professoras idealizadoras do
projeto, Flavianne Pereira e Sara Santana, a intenção é levar o aluno a pensar
ativamente a sua vida diária e aprender a construir sua autonomia, melhorando
assim a convivência no ambiente escolar e familiar. Elas reforçam que com esse
estímulo o educando se torna capaz de evoluir no processo de aprendizagem e
colaborar com as regras de socialização.
O
projeto está acontecendo em cinco etapas durante todo o ano de 2018. Agora em
novembro, as professoras estão trabalhando em cédulas e moedas (em real)
fictícias, e latas personalizadas e descartáveis para cada aluno usar como
cofrinho e poupança individual. “O objetivo é pagar diariamente os alunos por
suas tarefas e descontar quando necessário”, explica a educadora Flavianne.
Com
o dinheiro fictício acumulado, deve-se ser investido com alimentação no próprio
Cmei. “Bolo, pipoca, doces e outros alimentos, explica a professora Sara”.