20 junho 2012 às 09:15

Projeto Música na Estrada promove palestras gratuitas sobre orquestra nesta quarta, 20

A Kommitment Produções Artísticas, com apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), promove duas palestras gratuitas sobre música, por meio do Projeto Música na Estrada com enfoque no funcionamento de uma oquestra nesta quarta-feira, 20, na Sala Sinhozinho do Espaço Cultural, às 9 h e na Escola de Tempo Integral Euridice Ferreira de Melo, às 15 h. A palestra tem duração de 1h15 e comporta no máximo 90 pessoas.

 

Segundo informações da organização, as palestras abordarão aspectos ligados ao funcionamento de uma orquestra, sua composição instrumental e sua hierarquia funcional. Explicarão o papel e a importância do regente, do spalla e dos chefes de naipe

 

Apresenta ainda conteúdo informativo sobre cada compositor e respectiva obra que formará o repertório que posteriormente os presentes irão assistir no concerto. Desta forma, o entendimento e apreciação da apresentação serão facilitados. O objetivo é que os presentes nas palestras assistam aos concertos com um mínimo de embasamento para melhor fruição do espetáculo.

 

Sobre o palestrante

Marcos Arakaki venceu o I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes (2001) promovido pela Orquestra Petrobras Sinfonica e o I Prêmio Camargo Guarnieri (2009) promovido pelo Festival de Inverno de Campos do Jordão. Já esteve à frente de importantes orquestras no Brasil e no exterior, dentre elas as sinfônicas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte e Paraíba; Petrobras Sinfônica; sinfônicas de Campinas, Recife, da USP e da Unicamp; Orquestra de Câmara da Osesp, Experimental de Repertório; filarmônicas de Minas Gerais, Boshulav Martinu na República Tcheca, Kharkov na Ucrânia, de Buenos Aires, da Universidade Nacional do México e também a orquestra da American Academy of Conducting, em Aspen.

 

Foi o principal regente convidado da Camerata Fukuda entre 2000 e 2002. Foi regente assistente da Orquestra Sinfônica de Santo André, principal regente da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba e regente assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira. Como regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, promoveu sua reestruturação, obtendo grande reconhecimento da crítica especializada e do público na cidade do Rio de Janeiro.

 

À frente da Orquestra Sinfônica Brasileira, Marcos Arakaki gravou, em 2010, a trilha sonora para o filme Nosso Lar, composta por Philip Glass.  Atualmente Marcos Arakaki é o regente assistente da Filarmônica sendo o responsavel pelos concertos Didáticos, Juventude e Parques espalhados por Belo Horizonte alem de concertos nas series de concertos nas séries de Assinaturas.

 

O projeto

 

Projeto Música na Estrada chega à sua 2ª edição e promove concertos, palestras e oficinas gratuitas de música clássica em 5 cidades brasileiras. Com concertos da Orquestra de Câmara do Amazonas, projeto leva música clássica a cidades do Norte e Centro-Oeste do país

 

Após o sucesso da 1ª edição do Música Barroca na Estrada, a agência de cultura Kommitment apresenta em junho, a 2ª edição do projeto, rebatizado de Música na Estrada. O Música na Estrada chega a 2012 ampliado, oferecendo para as regiões Norte e Centro-Oeste do país, além de concertos abertos ao público, também palestras com o Maestro Marcos Arakaki e oficinas gratuitas de música clássica para alunos de escolas e conservatórios pré-selecionados.

 

Com apoio do MinC, patrocínio master do BNDES e patrocínio dos Correios, o Música na Estrada promoverá concertos gratuitos com a Orquestra de Câmara do Amazonas, atualmente sob a regência do Maestro Marcelo de Jesus. “Este projeto é importante para mostrar que a população do interior do Brasil pode também apreciar a música clássica, basta torná-la acessível e mostrar que não é algo elitizado. É importante desmistificá-la, apresentando-a também como uma opção às músicas regionais. A falta de conhecimento não significa falta de interesse, mas, sim, falta de acesso”, afirma o maestro.

 

Por meio dessas ações continuadas de difusão cultural, o projeto tem como objetivo propiciar à população local o conhecimento de manifestações artísticas diferentes das regionais, o que representa imenso benefício social e cultural. Para músicos e professores de escolas e conservatórios pré-selecionados, o Música na Estrada oferece ainda a possibilidade de aprimoramento musical, por meio das oficinas e palestras gratuitas. (Com informações da organização do evento)