05 agosto 2011 às 12:03

Projeto TecJovem 2011 inicia as aulas nesta segunda, 08

As aulas do projeto TecJovem 2011 terão início nesta segunda-feira, 08. O projeto é realizado através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Palmas e a Associação das Mulheres em Ação de Palmas (Amap). Cerca de 320 alunos serão beneficiados com aulas gratuitas de Português, Matemática, Ciências, História e Geografia. As aulas terão início às 19h nos 5 polos de ensino.


O TecJovem 2011 também recebe o apoio e o patrocínio de diversas empresas, sindicatos e associações, e tem como objeto capacitar os alunos para o ingresso nos cursos de ensino médio profissionalizante integrado do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Segundo o Chefe de Gabinete do Prefeito Raul Filho, Hílton Farias, que é um dos idealizadores e voluntário no projeto, a iniciativa da gestão, em parceria com a Amap, foi de buscar parceiros para um projeto que pudesse atender aos jovens carentes da Capital, para que eles pudessem competir com igualdade por uma vaga no IFTO.

 

Ainda segundo Hílton Farias, a intenção é que os alunos do TecJovem ocupem uma média de 50% das vagas ofertadas pelo IFTO para os cursos técnicos profissionalizantes. “É uma maneira de aumentar o percentual de jovens carentes ocupantes de vagas junto ao IFTO de Palmas e de difundir a cultura do curso técnico de nível médio como alternativa para inclusão, geração de renda e empregabilidade do jovem”, ressaltou.

 

Os alunos que participarão do projeto foram selecionados durante o mês de julho em 19 unidades de ensino da Capital. Para serem selecionados, os alunos têm que atender a alguns critérios, dentre eles: estar cursando o 9° ano do ensino fundamental, ser de famílias de baixa renda (com renda comprovada de até 3 salários mínimos), participar de programas sociais e ter bom desempenho escolar.

 

A presidente da Amap, Francisca Lima Barros, comemora o aumento das vagas ofertadas pelo projeto, que teve inicio em 2010. Na sua primeira edição foram ofertadas 100 vagas e a seleção aconteceu em duas unidades de ensino.  “Com a ampliação em mais de 200% do projeto TecJovem serão beneficiados mais jovens provenientes das unidades públicas de educação, tanto municipais quanto estaduais”, destacou.

 

As aulas serão ministradas em 5 pólos de ensino, que funcionarão nas escolas municipais Thiago Barbosa, Jorge Amado, Maria Júlia Amorim Soares Rodrigues, Beatriz Rodrigues da Silva e na Escola de Tempos Integral Vinícius de Moraes. Além da elevação do número de beneficiários, as atividades do cursinho também estão sendo complementadas com oficinas de desenvolvimento social e humano e atividades coletivas de lazer, que serão aos sábados, além de reuniões com os pais, dois simulados e um dia para a revisão final das matérias.