Projeto Vida no Trânsito passa por monitoramento
O encontro entre representantes da Organização Panamericana de Saúde – OPAS, do Ministério da Saúde e da Organização Não Governamental Global Road Safety Partnership (GRSP), com os representantes dos órgãos ligados ao Projeto Vida No Trânsito iniciou nessa terça-feira, 16, na Escola de Tempo Integral Vinícius de Moraes, na quadra 706 Sul. O trabalho ocorre pela segunda vez na Capital e visa monitorar as ações relacionadas ao PVT. A agenda do grupo continua normalmente nesta quarta.
A programação tem ainda a participação de representantes da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal da Educação, Detran e Samu. As discussões estão oportunizando, além do monitoramento das ações já executadas, também a apresentação de novos projetos com foco na diminuição do índice de acidentes de trânsito em Palmas.
Projetos
O Projeto Vida no Trânsito foi lançado em Palmas no dia 14 de abril, com um plano de ações contemplando diversas atividades voltadas principalmente para motociclistas, álcool e velocidade. Desde que os órgãos parceiros começaram a executar os trabalhos, o Ministério da Saúde, Opas e GRSP auxiliam dando consultoria.
No encontro que se encerra hoje, além da consultoria, são apresentados novos projetos da parte dos parceiros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por exemplo, via Núcleo de Educação em Urgência, destacou o Projeto Samu na Escola. “Nosso objetivo é a redução dos trotes”, resume Jessimira Pitteri, coordenadora do órgão. Outra atividade do Samu é executada junto às empresas, alcançando os trabalhadores.
Segundo Jessimira, o objetivo é educar as pessoas quanto aos procedimentos relacionados a acidentes com vítimas, de forma que as ações daqueles que querem prestar socorro não tragam maiores danos aos acidentados. Profissionais do próprio Samu e dos Pronto Atendimentos também receberão essas orientações.
A secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes já colocou em prática este ano uma série de projetos, dentre eles o Transitando com Segurança, Eu Me Comprometo e a Operação Verão. Há alguns dias o Projeto Vida no Trânsito passou a ter um site na Internet (www.vidanotransito.com), domínio no Twitter (@vidanotransito1) e facebook. As ferramentas serão usadas para ajudar na divulgação das ações e oportunizar maior participação do público palmense.
Examinadores
Parceiro no Projeto Vida no Trânsito, o Detran apresentou a realização do Curso de Aperfeiçoamento de Examinadores. O objetivo é a atualização e o aprimoramento do conhecimento dos responsáveis pelos exames dos motoristas quando estão fazendo as provas para obtenção da CNH. O órgão quer melhorar a ideia a ponto de levá-la também aos instrutores.