
Provas do Saep começam a ser aplicadas a alunos da rede pública municipal
Avaliação segue até quinta-feira, 06.
Estudantes das escolas da rede municipal de ensino da Capital iniciaram nesta segunda-feira, 03, a segunda prova do ano do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (Saep). Cerca de 12 mil alunos devem ser avaliados pelo Saep, que este ano também passou monitorar o aprendizado dos alunos das turmas de 3º, 4º e 8º anos do ensino fundamental. Nos anos anteriores participavam apenas as turmas de 5º e 9º anos.
Na Escola Beatriz Rodrigues da Silva, localizada na quadra 405 Norte, os alunos que participaram da avaliação aprovaram a metodologia. “Hoje eu fiz as provas de português e Ciências Naturais. Gostei, pois achei fácil. Só tive um pouco de dificuldade em algumas questões de Ciências. Para mim essa avaliação é muito importante, pois testa nosso aprendizado e se estamos acima da média”, disse Pedro Lucas Rodrigues Silva, 10 anos, aluno do 5º ano.
Para a professora Geruza Valéria da Costa Araújo, o Saep é uma forma de medir os conhecimentos dos alunos. “Trabalhamos a habilidade de cada aluno com descritores, ou seja, conteúdos que avaliam o conhecimento adquirido na sala de aula”, disse. Geruza explicou que as avaliações são aplicadas em quatro blocos, com duração de 4 horas. Cada disciplina é dividida em dois blocos, sendo 30 minutos cada um, com 25 minutos para responder as questões e cinco minutos para o preenchimento do gabarito.
A professora Elisângela Martins Lima Costa destacou que o sistema de avaliação visa o levantamento de um diagnóstico individual do aluno. “Corrigimos as provas e avaliamos a margem de erro e acerto de cada aluno, o que nos dá a oportunidade de voltarmos às habilidades que eles não desenvolveram”.
Saep
O Saep é uma avaliação externa realizada desde 2012, pela Secretaria Municipal da Educação, com a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública palmense, com o objetivo de orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. Ao todo, o Saep passa de um universo de 5 mil alunos para cerca de 12 mil alunos a serem avaliados de todas as unidades educacionais do ensino fundamental.