19 outubro 2017 às 15:59

Quatro professores da rede municipal de Palmas vencem etapa estadual do Prêmio Professores do Brasil

Com vitória nas categorias Creche, Pré-Escola, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, eles garantiram presença na fase regional; projetos de outros três professores municipais foram destaque    



Quatro professores da rede municipal de
ensino de Palmas venceram a etapa estadual da 10ª edição do Prêmio Professores
do Brasil. Realizado desde 2005, o prêmio é uma iniciativa do Ministério
da Educação (MEC) em parceria com instituições que buscam reconhecer, divulgar e
premiar o trabalho de educadores de escolas públicas que contribuem para a
melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de
aula. Foram selecionados 150 profissionais de todo o Brasil para a etapa
regional, prevista para o final deste mês de outubro.


Neste ano, os professores concorrem em
seis categorias: creche; pré-escola; ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos;
4º e 5º anos; 6º ao 9º e ensino médio. Serão R$ 255 mil em premiações, em
dinheiro, distribuídos para os vencedores. Haverá ainda, viagens e equipamentos
de informática e atletismo oferecidos como prêmios aos professores dos ensinos
Fundamental e Médio de escolas públicas que tenham desenvolvido experiências
pedagógicas criativas e inovadoras.


Dos 150 selecionados para realizar a
etapa regional, serão 30 vencedores classificados para a etapa nacional. A
divulgação dos vencedores nacionais e a cerimônia de 
premiação serão no
dia 6 de dezembro, na Praça das Artes, na cidade de São Paulo.

 

Vencedores e destaques

 

Os vencedores da etapa estadual são Nubia
Pereira Brito Oliveira, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei)
Príncipes e Princesas, na categoria Creche, com projeto “Cantinhos de
Brincadeiras e Interações”; Ismenia Barbosa da Silva, do Cmei Pequeninos do
Cerrado, na categoria Pré-Escola, com o projeto “Vida cavernosa para inspirar
uma turminha”; Edymar Patryk Madureira, da Escola Municipal Professora Rosemir
Fernandes de Sousa, na categoria Anos Iniciais – Ciclo de Alfabetização 1º, 2 º
e 3º anos, com o projeto “Tênis de campo além da motricidade: um esporte de
ética e honestidade”;  e Suely Carneiro de Almeida Silva, da Escola
Municipal de Tempo Integral (ETI) Monsenhor Pedro Pereira Piagem, na categoria
Anos Iniciais – 4º e 5 º anos, com o projeto “Na ‘pegada’ do 
dinossauro”.


Além dos quatro vencedores, a rede teve
projetos com destaque de três professores. Priscila de Freitas Machado, do Cmei
Sementes do Amanhã, ficou em destaque na categoria Creche, com o projeto
“Sabores, sons, cores e aromas”; Marinalva Pereira de Sena, da Escola Municipal
Professora Rosemir Fernandes de Sousa, na categoria Anos Iniciais – Ciclo
de Alfabetização 1º, 2 º e 3º Anos, com o projeto “Conservação e uso
consciente da água”; e o professor Rosielson Soares de Sousa, da ETI Luiz Nunes
de Oliveira, destaque com o projeto “O guerreiro: a história de um professor
desbravador”, na categoria Ensino Fundamental 6º ao 9º anos.


Projetos vencedores


 

Cantinhos de Brincadeiras e
Interações (Professora Nubia Pereira)

 

 

O projeto é desenvolvido no Centro
Municipal de Educação Infantil Príncipes e Princesas e consiste em uma
intervenção pedagógica construída diretamente por professores e os pais de
quarenta crianças, que têm idade de três anos. Envolve a reorganização de
espaços, materiais e rotinas que trazem o cuidado e criam uma sala de aula
diferente, onde se desenvolve a autonomia em ações simultâneas de trabalho, de
brincadeiras e interações com os pares e com adultos, utilizando a metodologia
de cantinhos para contemplar os eixos interações e brincadeiras, das Diretrizes
Curriculares, em uma abordagem reflexiva da prática pedagógica.

 


Vida cavernosa para inspirar a
turminha (Professora Ismenia Barbosa)

  

 

Esse trabalho faz parte de um projeto
macro do Cmei Pequeninos do Cerrado, projeto “Arteando”, e surgiu com a
curiosidade sobre o entendimento do valor e significado da arte para as
crianças de cinco anos. Apresentamos para eles releituras de Portinari e Romero
Britto e foi surgindo a duvida de quando começou a arte, por parte de uma
criança. Decidimos então pesquisar a pintura rupestre e levar para sala de
aula, depois pesquisamos a vida nas cavernas, como era e vivia o homem dessa
época, e desenvolvemos atividades tentando recriar a atmosfera desse período,
entendendo como eram feitas as tintas, montamos parede de caverna com uso de
jornais e cola, produzimos as tintas a partir de carvão, urucum e outros, e os
alunos fizeram suas próprias pinturas. Após essas atividades fizemos o paralelo
da arte no início e hoje em dia e ampliamos o leque dos artistas trabalhados em
sala.

 


Tênis de campo além da motricidade:
um esporte de ética e honestidade (Professor Edymar Patryk)

  

 

O projeto foi desenvolvido com alunos
do 2º ao 4º ano em uma escola localizada na periferia da capital, em um
contexto social de uma comunidade de baixo poder aquisitivo e socialmente
marginalizado. Utilizamos o tênis de campo como um meio de despertar neles além
do gosto pela prática deste esporte a sua filosofia, que foi historicamente
construída seguindo um pilar de cavalheirismo, ética e honestidade. E isto era
constantemente colocada à prova durante as atividades desenvolvidas. Para isto,
utilizamos um método próprio para o desenvolvimento e aplicabilidade em
crianças na iniciação esportiva, o método “play and stay”.

 


Na ‘pegada’ dos dinossauros
(Professora Suely Carneiro)

 


O intuito é despertar maior interesse
para o conteúdo, prender a atenção do aluno nas aulas. O tema escolhido foi
dinossauro por conta de uma aluna que colocou a questão de que eu como
professora era do tempo dos dinossauros, achei interessante a colocamos e
decidi propor essa dinamização da prática na sala de aula. A temática foi
interdisciplinar, então houve participação das disciplina de matemática,
português, ciências, artes e outras. Trabalhamos durante dois bimestres e
construímos uma maquete com dinossauros e vulcões de papelão, apresentamos na
feira de ciências da unidade.


 

Projetos destaques

 


O guerreiro: a história de um
professor desbravador (Professor Rosielson Soares)

 


Esse trabalho fez parte do projeto
macro “café literário” que é realizado em etapas, sendo duas delas o “jornal na
sala de aula” e a “poesia na sala de aula”. O desenvolvimento então foi
realizado com os alunos do 6º ano, durante três meses, fomos até o distrito de
Buritirana e os alunos fizeram uma pesquisa de campo para conhecer o primeiro
professor da região, conversamos com populares e pioneiros e levantamos a
história do Professor Luiz Nunes de Oliveira. Com isso os alunos realizaram uma
analise e produziram poesias.

 

 

Sabores, Sons, cores e aromas:
relatos de uma experiência em berçário pautada no enfoque condição humana de
Morin (Professora Priscila Machado)

 


Partindo do pressuposto que os bebês se interessam por tudo que é novo, sensações, texturas, imagens e sons, o projeto foi elaborado para proporcionar um mundo de possibilidades e experimentação. Oferece ainda atividades que exercitam os sentidos, ampliando a percepção e estímulos prazerosos em que os bebês ampliam a capacidade de explorar texturas, sabores, cheiros e cores de diferentes formas. Foram explorados diferentes materiais para produção de massas, melecas e tintas caseiras, proporcionando as crianças experiências sensitivas interessantes.

 


Conservação e uso consciente da água:
Projeto Água é vida” (Professora Marinalva Pereira)

 


Foi desenvolvido o tema da água para
promover a conscientização para preservação e uso consciente. Os alunos
assistiram a vídeos, filmes, fizeram leitura, pesquisas, confeccionaram painel,
produziram músicas e cartazes com frases que remetem à conservação e
apresentação para todas as turmas da escola o resultado do trabalho. 

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