Nos últimos seis anos, quase mil servidores públicos municipais de Palmas conseguiram conquistar a aposentadoria por meio do Instituto de Previdência Social de Palmas (PreviPalmas). E o melhor, esses benefícios foram viabilizados em menor tempo, graças aos avanços nos processos internos do órgão. Conforme a presidência do Instituto, a análise e a concessão de benefícios previdenciários, que levavam em média cinco meses para serem concluídas, passaram a ser executadas em 50 dias, uma redução no tempo de espera em 33,3%.
“Durante a atual gestão, o PreviPalmas alcançou avanços expressivos, com destaque para a melhoria na eficiência dos processos internos. Com a otimização dos trâmites, 914 aposentadorias e pensões foram concedidas nos últimos seis anos, garantindo maior agilidade no acesso aos direitos dos beneficiários”, enfatizou o presidente Hitallo Panato.
A agilidade apontada pela gestão do órgão se deve especialmente aos investimentos em qualificação dos servidores e na infraestrutura tecnológica. No primeiro caso, o Instituto investiu e incentivou a participação da equipe em cursos de capacitação, congresso e seminários, especialmente aqueles focados em ‘direito previdenciário’, ‘gestão de investimentos’ e ‘administração pública’. Também registra-se a troca de experiência com outras instituições para aprimorar os processos administrativos e operacionais do Instituto.
Um exemplo ocorreu em junho deste ano, quando o mestre em Direito Previdenciário, procurador federal e professor Frederico Amado emprestou um pouco do seu conhecimento aos servidores do Instituto no curso “Regras Gerais Constitucionais, Inovações da Emenda 103/2019 e Impactos da Reforma da Previdência no Município de Palmas”. O especialista baiano fez um apanhado conceitual sobre a reforma da previdência e o impacto sobre os Regimes Próprios de Previdência para os cerca de 50 participantes. “Na reforma da previdência temos regras que se aplicam aos municípios e estados, que vamos abordar durante estes dois dias de curso, mas, principalmente o que precisamos ter em mente é que o Regime Próprio de Previdência precisa manter-se equilibrado”, explanou.
Já os recursos tecnológicos foram alvo de investimento da atual gestão, especialmente na ‘adesão a link próprio de internet’, o que “reduziu falhas, e aumentou a produtividade no trabalho diário”, segundo o presidente.
Quadro de pessoal: concurso
O PreviPalmas está com processo para realização de concurso em andamento. Segundo a presidência do órgão, as primeiras etapas já foram concluídas. A meta é fortalecer o quadro de pessoal do Instituto fornecendo a estrutura técnica para alcançar o Selo do Pró-Gestão, que reconhece a excelência na gestão previdenciária.
Texto: Lorena Karlla Mascarenhas/ Secom Palmas
Edição: Secom Palmas